Corpus Christi em Teresina: confira o que abre e fecha nesta quinta-feira (3)

Feriado foi antecipado no Estado do Piauí

Legenda: Prefeitura de Teresina considera Corpus Christi feriado
Foto: Reprodução/Prefeitura de Teresina

O feriado de Corpus Christi é celebrado nesta quinta-feira (3). O Corpus Christi não é feriado nacional. Dessa forma, os prefeitos devem decidir se aderem ao ponto facultativo. 

No Piuaí, o feriado foi antecipado para 26 de março, para reforçar as medidas de combate à Covid-19. A prefeitura de Teresina considera a data feriado.

Feriado de Corpus Christi  

O Corpus Christi é uma festa católica que celebra o milagre da transformação do pão (hóstia) no corpo de Cristo, assim como o vinho se converte no sangue.   

A celebração não tem data fixa no calendário. Ela deve acontecer 60 dias após a Páscoa, sendo realizada, por sua vez, 40 dias após a Quarta-feira de Cinzas, que marca o fim do período de Carnaval.   

A celebração foi determinada pelo papa Urbano IV, em 1264, para ser comemorada na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, que ocorre no domingo seguinte a Pentecostes.   

Veja o que abre e fecha em Teresina nesta quinta-feira (3)

Bancos

Os bancos não devem funcionar durante o feriado, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febreban). 

Lotéricas

As lotéricas também devem fechar no feriado. 

Comércio

O comércio deve abrir normalmente, devido à antecipação do feriado pelo Governo do  Piauí, segundo o Sindicato dos Lojistas do Comércio.  

O decreto estadual em vigor prevê o funcionamento do comércio até às 17h. Bares, restaurantes e similares podem abrir até às 23h. 

Espaços públicos

A permanência em espaços públicos é permitida, respeitando o uso de máscaras e distanciamento social. 

A circulação de pessoas em espaços e vias públicas para atividades não essenciais é proibida entre 0h e 5h. 

Shoppings

Os shoppings também devem funcionar, como o restante do comércio. O decreto municipal prevê horário de funcionamento de 12h às 22h. Também é permitido antecipar a abertura para 10h, desde que funcione por 9h contínuas, no máximo. 

Transporte público

A Prefeitura de Teresina não informou se haverá alteração no transporte público. 

Vacinação

A Prefeitura de Teresina não divulgou se a vacinação contra Covid-19 ocorre normalmente no feriado. O agendamento é realizado no site Vacina Já