Precatórios do FUNDEF começam a ser pagos nesta segunda (8); veja quem tem direito

Ao todo, 62.500 professores da rede estadual de Pernambuco devem receber o benefício

Legenda: Beneficiários do valor atuaram entre 1997 e 2006
Foto: Ademar Filho/Divulgação

Os precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) começam a ser pagos, nesta segunda-feira (8), aos professores da educação básica da rede estadual de Pernambuco que atuaram entre 1997 e 2006

O governador Paulo Câmara (PSB) já havia anunciado, através das redes sociais, o pagamento do dinheiro no último dia 15 de julho. O decreto que estabelece os critérios para o rateio dos recursos entre os beneficiários foi publicado no Diário Oficial da última quinta-feira (4). 

Veja também

Precatórios são dívidas do governo com sentença judicial definitiva. Elas podem estar relacionadas com questões salariais, tributárias ou qualquer outra causa onde o poder público é derrotado.

O dinheiro deve ser pago fracionadamente pelos próximos dois anos, segundo a Secretaria de Educação do Estado. Para este ano, está previsto o pagamento de 40% dos R$ 4,3 bilhões, ou seja, R$ 1,7 bilhão

O montante é resultado de uma ação movida por Pernambuco no Supremo Tribunal Federal (STF), em 2002, contra o Governo Federal. Conforme informações do portal g1, por ser indenizatória, a verba não sofrerá desconto do Imposto de Renda

Quem tem direito?

Conforme a pasta, 62.500 professores receberão o pagamento. Do total, 52 mil são servidores — sendo 35 mil com vínculo ativo e 17 mil sem vínculo ativo. Outros 10.500 são profissionais que não possuem mais vínculo com o Poder Executivo estadual. 

Ainda conforme a pasta, uma plataforma no site da Secretaria de Educação deve ser disponibilizada para que os beneficiários usem o CPF para consultar se têm direito ao pagamento. A ferramenta ainda não estava no ar até às 8h44 desta segunda-feira. 

Como será o pagamento dos precatórios 

Os professores com direito ao valor e que estão na folha de pagamento do Governo Estadual devem receber o benefício automaticamente, conforme o decreto publicado no Diário Oficial. Os profissionais ativos e aposentados devem receber o dinheiro em até 60 dias, a contar do recebimento do montante pelo estado de Pernambuco, mediante folha de pagamento. 

Indivíduos que não possuem mais vínculo com o Executivo receberão o benefício através da ordem de pagamento das agências das instituições financeiras responsáveis pela gestão de folha de pagamento pessoal do Estado. 

Em caso de falecimento do beneficiário, o dinheiro poderá ser destinado aos herdeiros, mediante a apresentação de alvará judicial, autorizando o levantamento parcial ou integral do valor.

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o Telegram do DN e acompanhe o que está acontecendo no Brasil e no mundo com apenas um clique: https://t.me/diario_do_nordeste