Corpus Christi em João Pessoa: confira o que abre e fecha nesta quinta-feira (3)

Prefeitura não considera a data feriado

Orla de João Pessoa
Legenda: João Pessoa não tem feriado para o Corpus Christi
Foto: Agência Brasil

O feriado de Corpus Christi é celebrado nesta quinta-feira (3). O Corpus Christi não é feriado nacional e foi antecipado para março na Paraíba, devido aos altos indíces da Covid-19. 

Dessa forma, os prefeitos devem decidir se aderem ao ponto facultativo. A Prefeitura de João Pessoa não considera o dia feriado. 

O Governo de Pernambuco decretou medidas mais restritivas em algumas cidades, para conter o avanço da Covid-19. Recife deve fechar as atividades econômicas não essenciais aos fins de semana. 

O que é celebrado no dia de Corpus Christi  

O Corpus Christi é uma festa católica que celebra o milagre da transformação do pão (hóstia) no corpo de Cristo, assim como o vinho se converte no sangue.   

A celebração não tem data fixa no calendário. Ela deve acontecer 60 dias após a Páscoa, sendo realizada, por sua vez, 40 dias após a Quarta-feira de Cinzas, que marca o fim do período de Carnaval.   

A celebração foi determinada pelo papa Urbano IV, em 1264, para ser comemorada na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, que ocorre no domingo seguinte a Pentecostes.   

Veja o que abre e fecha em João Pessoa nesta quinta-feira (3)

Bancos

Os bancos não devem funcionar durante o feriado, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febreban). 

Comércio

O comércio deve funcionar normalmente. O decreto municipal atual determina que o comércio pode abrir por 10 horas contínuas no dia. 

Conforme o decreto estadual, lanchonetes e lojas de conveniência poderão funcionar das 6h às 16h, com ocupação de 30% da capacidade do local. Após esse horário, ficarão liberados os serviços de delivery e de retirada do produto em loja. 

Espaços públicos

O decreto municipal atual de medidas contra Covid-19 determina o fechamento da orla e de praças públicas das 17h às 5h. As medidas valem até quarta-feira (2) e podem ser prorrogadas.

O governo do Estado orientou que os municípios decretem o fechamento de praias, parques, praças e demais espaços públicos destinados a lazer, mas a Prefeitura de João Pessoa ainda não se pronunciou. 

Shoppings

Os shoppings também funcionam normalmente, como o comércio. O Shopping Tambiá funciona das 9h às 19h30.

Enquanto isso, o Mangabeira e o Manaíra Shopping funcionam normalmente, na faixa das 10h às 22h.

Transporte público

A Prefeitura de João Pessoa não informou se haverá alteração no transporte público. 

Praias

A  permanência na orla está proibida entre 17h e 5h. A medida vale até quarta-feira (2) e podem ser prorrogadas. 

Vacinação

O esquema de vacinação não foi divulgado para quinta-feira (3). A atualização das informações é feita pelo site da prefeitura.