Paola Dyno flagrou o momento em que a enfermeira injetou a seringa no braço do filho, de 11 anos, mas não apertou o êmbolo para aplicar o líquido da vacina contra a Covid-19. O caso ocorreu nessa terça-feira (25), em Taubaté, no Interior de São Paulo, e foi denunciado pela própria mãe nas redes sociais.
A irregularidade foi filmada pela mãe no celular a pedido da outra filha, que queria ver o irmão sendo imunizado com a primeira dose. No entanto, como mostram as imagens, a profissional de saúde retira a seringa ainda com o líquido do imunobiológico.
"Eu sou mãe e surda. Se não fosse esse vídeo, ninguém iria acreditar em mim. Foi minha filha de 9 anos que me pediu para gravar um vídeo. Ainda bem que gravei, na hora de aplicar eu vi o que aconteceu. Mas eu sou mãe igual uma leoa. Os pais têm que ficar alerta", afirmou Paola.
Reparo
O vídeo serviu, de fato, para constatar o erro. Em seguida, a criança recebeu corretamente a dose após a mãe reclamar diretamente com os responsáveis pelo posto de saúde.
A Prefeitura de Taubaté informou, em nota, que o caso foi pontual e já tomou providências administrativas sobre o caso. A gestão municipal ponderou ainda que as equipes de saúde passaram por treinamento antes da imunização de crianças de 5 a 11 anos.
"Antes de iniciar a campanha para esta faixa etária, toda equipe de enfermagem das 7 unidades envolvidas na vacinação das crianças recebeu orientação, de maneira pessoal e por escrito, sobre os procedimentos técnicos para aplicação da vacina", disse;