Ministro da Saúde confirma que morte de adolescente não está relacionada à vacina, diz jornal

Marcelo Queiroga confirmou as informações à colunista Monica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo

Escrito por Redação ,
Queiroga de máscara  preta
Legenda: Após recomendar suspender a vacinação em adolescentes devido a possíveis riscos à saúde, Queiroga admitiu que a imunização para esse público é fundamental
Foto: Wilson Dias / Agência Brasil

O Ministério da Saúde (MS) concluiu que a morte de uma garota de 16 anos não ocorreu em devido a reações adversas da vacina Pfizer, em São Bernardo do Campo, em São Paulo. Relatório da pasta mostra que a causa do óbito foi uma doença autoimune chamada “púrpura trombocitopênica trombótica”, conforme já havia apontado estudo da Secretária de Saúde do Estado

Veja também

As informações são da Folha de S. Paulo. À coluna da jornalista Mônica Bergamo, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que “não dá para estabelecer uma vinculação”. A jovem morreu no último dia 2.

O ministro acrescentou, ainda, que, "mesmo que o caso esteja vinculado ao imunizante, isso não invalidaria a vacinação [de adolescentes]". 

“Os benefícios dela são infinitamente maiores do que os riscos", disse o ministro. 

Reações adversas ao imunizante e a investigação desta morte foram os argumentos utilizados pelo gestor para orientar a suspensão da vacinação deste público, no último dia 16 de setembro. 

No mesmo dia, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que autorizou somente aplicação da Pfizer em adolescentes no Brasil, enfatizou não haver evidências para a medida. Alguns estados não acataram a recomendação. Dentre eles, o Ceará

Veja também

O que é púrpura trombocitopênica trombótica

Segundo a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrasta), a púrpura trombocitopênica trombótica adquirida (PTTa) é uma doença do sangue muito rara.

A patologia provoca uma condição chamada microangiopatia trombótica, que apresenta alterações como a anemia hemolítica microangiopática (quando os anticorpos do organismo eliminam os glóbulos vermelhos).

Dentre outras alterações, pode ocorrer uma trombocitopenia grave e/ou isquemia de órgãos causada por trombos ricos em plaquetas que ficam na microcirculação.

O portador precisa ser diagnosticado e tratado a tempo para ter a melhor qualidade de vida e resultado no tratamento.

Saiba mais:

Assuntos Relacionados