Instituto Butantan constata redução de 700 mil unidades da Coronavac depois de envase e conferência

A estimativa anterior da instituição era de ter 4,8 milhões de doses da Coronavac no segundo lote

Escrito por Redação ,
Legenda: De acordo com o órgão, 900 mil dessas doses foram destinadas ao Programa Nacional de Imunizações na sexta-feira (23), depois da liberação do segundo lote pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
Foto: Divulgação

O Instituto Butantan confirmou, na última sexta-feira (22), que a estimativa de ter 4,8 milhões de doses da Coronavac no segundo lote estava incorreta. Logo após o processo de envase e conferência da matéria-prima, a instituição constatou a redução de 700 mil unidades, chegando a um total de 4,1 milhões de novas vacinas contra a Covid-19 disponíveis.

De acordo com o órgão, 900 mil dessas doses foram destinadas ao Programa Nacional de Imunizações na sexta-feira (22), depois da liberação do segundo lote pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). "As demais doses serão enviadas tão logo passem por inspeção de controle de qualidade", justificou.

Leia mais

Veja também

Das 8,7 milhões de unidades previstas até 31 de janeiro, 6,9 milhões foram entregues. "É importante destacar que o Instituto Butantan está em dia com o cronograma firmado em contrato com o Ministério da Saúde", destacou.

Previsão

A instituição deve entregar 46 milhões de unidades da Coronavac até abril, mas ainda aguarda a chegada do insumo farmacêutico ativo (IFA) da farmacêutica chinesa Sinovac. Há ainda a opção do Governo Federal adquirir mais 56 milhões de unidades.

A vacina que chegou pronta da China foi entregue em frasco-ampola com uma dose do imunizante. Já a envasada no país tem capacidade para 10 aplicações e precisa ser usada em, no máximo, 8 horas. O Instituto Butantan aguarda a chegada de insumos da China para a produção de novas doses.

Leia também

Veja também

Uso emergencial

No último domingo (17), a Anvisa já havia aprovado o uso emergencial de 6 milhões de doses da Coronavac, o que permitiu o início da campanha de vacinação em São Paulo no mesmo dia e, nas datas seguintes, nos demais estados.

A Anvisa também aprovou o uso emergencial da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford com a AstraZeneca. Ao todo, 2 milhões de doses do produto desembarcou no Brasil na sexta-feira (22) e será distribuído para o estados entre sábado (23) e domingo (24).

Assuntos Relacionados