Incêndio de grandes proporções atinge parque estadual de São Paulo

O Parque Estadual Juquery fica em Franco da Rocha, na região metropolitana, mas a fuligem das chamas chegou à capital paulista

Escrito por Diário do Nordeste e Nicola Pamplona/Folhapress ,
Incêndio no Parque Estadual Juquery
Legenda: O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) alertou para o risco de incêndios florestais diante da baixa umidade relativa do ar
Foto: reprodução/TV Globo

Um incêndio de grandes proporções atinge o Parque Estadual Juquery desde domingo (22), em Franco da Rocha, na região metropolitana de São Paulo. Até a manhã desta segunda-feira (23) ele ainda não foi controlado. As chamas foram provocadas pela queda de um balão, informou a prefeitura da cidade.

Segundo o governo de São Paulo, mais de 240 pessoas foram mobilizadas para atuar no combate do fogo, com o apoio de viaturas terrestres, helicópteros e aviões.

Localizado nos municípios de Caieiras e Franco da Rocha, o Parque Estadual do Juquery tem uma área de quase 2 mil hectares e preserva o último fragmento de cerrado da região metropolitana de São Paulo. O símbolo do parque é a seriema, uma ave típica do cerrado.

Helicóptero combate incêndio no Parque Estadual Juquery
Legenda: Helicópteros e aeronaves foram usados para combater as chamas no domingo (22)
Foto: reprodução/TV Globo

Em nota, o governo de São Paulo alertou a população sobre os riscos dos balões. "Fabricar, vender, transportar ou soltar balões é considerado crime ambiental (Lei Nº 9.605/98) e coloca em risco a vida humana e toda a biodiversidade", afirmou.

Fuligem 

Nas redes sociais, paulistanos reclamaram da fuligem em casa em locais como Santa Cecília, Tucuruvi, Ipiranga e Bom Retiro, além da mudança de coloração no céu. As buscas pelo termo "fuligem" no Google também tiveram um aumento repentino na tarde deste domingo, sobretudo em Santo André, São Paulo e São Bernardo do Campo.

Usuária do Twitter reclama de fuligem em casa durante incêndio no Parque Estadual Juquery
Foto: reprodução

Usuário do Twitter reclama de fuligem em casa durante incêndio no Parque Estadual Juquery
Foto: reprodução

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura de São Paulo confirmou que o problema foi causado pelo incêndio no parque em Franco da Rocha. "A fuligem desse incêndio está sendo transportada pelo vento de quadrante norte para a capital paulista", disse.

O CGE vem alertando para o risco de queimadas e incêndios florestais diante da baixa umidade relativa do ar neste fim de semana. Às 11h30 deste domingo, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil decretou estado de atenção na capital. No mesmo horário, a cidade registrou sua temperatura média máxima, de 29,2°C.

Parque Estadual Jaraguá

No sábado (21), a capital também registrou um incêndio de grandes proporções, na região do Parque Estadual Jaraguá, próximo à área de reserva indígena. O fogo começou durante a manhã, chegou a ser controlado, mas novos focos foram registrados à noite, diz o governo paulista.

"Os agentes estaduais atuaram em parceria com a comunidade e conseguiram extinguir as queimadas no fim do sábado. As causas serão apuradas pelas autoridades competentes. A área atingida também será avaliada", afirmou.

Segundo o CGE, devido a um bloqueio atmosférico, a massa de ar seco e quente sobre os estados do Sudeste e Centro-Oeste vai continuar até a próxima quinta (26), impedindo o avanço das frentes frias. "Dessa forma, o predomínio é de muitas horas de sol, calor e baixa umidade do ar na Capital paulista".

A expectativa é que novos recordes de temperatura do inverno 2021 sejam batidos, com o ápice do calor previsto para a metade da semana. "Os percentuais de umidade permanecem longe do ideal, com valores mínimos próximos ou abaixo dos 20%, no período da tarde", diz a previsão.

Assuntos Relacionados