Ibama descobre importação ilegal de aranhas em São Paulo

Criadouro clandestino foi descoberto após encomenda interceptada pelos Correios

Escrito por Estadão Conteúdo ,
Legenda: Raio-x flagrou os animais durante inspeção de rotina nos Correios em São Paulo
Foto: Reprodução

Ação de fiscalização realizada pelo Ibama em conjunto com a Polícia Militar de São Paulo resultou na apreensão de 80 animais silvestres em Limeira, no interior do Estado. Um lagarto leopardo e 64 aranhas caranguejeiras eram mantidos irregularmente em um imóvel residencial.

O criadouro clandestino foi descoberto no dia 17 passado após interceptação pelos Correios de encomenda procedente do Chile que continha 15 aranhas. O responsável foi autuado, informou o Ibama em sua página na internet.

Operadores de raio-x identificaram a remessa durante inspeção de rotina no Centro de Tratamento de Correspondências Internacionais dos Correios em São Paulo e alertaram a equipe da Unidade Técnica do Ibama no Aeroporto Internacional de Guarulhos na Grande São Paulo.

Após constatar que os animais estavam em "boas condições", os agentes ambientais acionaram a Coordenação-Geral de Fiscalização do Ibama, em Brasília, e a Unidade Técnica do Ibama no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

A entrega da encomenda foi monitorada por agentes do Instituto e de batalhões ambientais das PMs de Rio Claro (SP) e Campinas. De acordo com a Polícia Militar, o destinatário já havia sido alvo de fiscalização.

Os 80 animais apreendidos foram destinados ao Laboratório Especial de Coleções Zoológicas do Instituto Butantan, em São Paulo.

O Ibama informou que as informações reunidas durante a ação fiscalizatória serão encaminhadas ao Ministério Público Federal para "apuração de responsabilidade criminal".