Governo promete programa de testagem da população para Covid-19, mas não detalha prazo

O Brasil soma quase 400 mil mortes causadas pela doença

Escrito por Diário do Nordeste e Agência Brasil ,
Queiroga em coletiva de imprensa
Legenda: Anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Após quase 400 mil mortes por Covid-19 no Brasil, o Governo Federal anunciou um programa de testagem em massa. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, divulgou o plano nesta quarta-feira (28), mas não detalhou quando ele começa nem como será a logística. 

O pronunciamento ocorreu após a terceira reunião do Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento da Pandemia da Covid-19, no Palácio do Planalto. 

Veja também

Segundo Queiroga, o objetivo é conseguir identificar os casos positivos e seus contactantes para adotar uma política mais efetiva de quarentena para os contaminados e, assim, reduzir a transmissão da doença. 

Ele explicou que o programa usará testes antígenos para detecção do vírus, que têm resultados mais rápidos do que o teste de RT-PCR.

O teste de antígeno é um exame imunológico rápido, que avalia a proteína viral do SARS-CoV-2 no organismo. O resultado demora, em média, 30 minutos e pode diagnosticar a infecção viral atual, mas não detecta os anticorpos adquiridos.

A utilização desse teste é indicada nos primeiros sete dias de sintomas, com sensibilidade mais elevada do primeiro até o terceiro dia de sintomas. O teste é coletado diretamente com amostras de swab (cotonete) de nasofaringe. 

Números da Covid no Brasil

Conforme dados atualizado às 18h55 desta quarta pelo Ministério da Saúde, o Brasil predeu 398.185 vidas para a Covid-19. Somente em 24 horas, foram 3.163 óbitos. A taxa de letalidade da doença está em 2,7%.

O número de pessoas infectadas chegou a 14.521.289.

 

Assuntos Relacionados