'Gatinha da Cracolândia' escreve carta pedindo para ver filha no Dia das Mães, mas é proibida

Pedido foi negado porque a menina de 1 anos e 6 meses não está vacinada contra a Covid-19

Escrito por Redação ,
'Gatinha da Cracolândia' pede para ver a filha no Dia das Mães
Legenda: Na carta, a jovem conta sobre as dificuldades devido à ausência da filha
Foto: Reprodução

A influenciadora digital Lorraine Cutier Bauer Romeiro, conhecida como "Gatinha da Cracolândia", fez um apelo às autoridades para poder ver a filha neste domingo (8), no Dia das Mães.

A jovem de 19 anos, presa e condenada por tráfico de drogas, escreveu uma carta, obtida pelo portal g1, em que pedia a autorização da visita da bebê de 1 ano e 6 meses na Penitenciária Feminina de Franco da Rocha, na Grande São Paulo.

Veja também

O pedido foi negado, no entanto, pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), pois a menina não está vacinada contra a Covid-19, o que contraria a determinação de que  todas as pessoas que entram nas unidades prisionais precisam mostrar o comprovante de vacinação.

Crianças de 0 a 5 anos estão fora do Programa Nacional de Imunização (PNI) e Lorraine está impedida de ver a filha. As duas foram separadas em 27 de julho de 2021, quando a influenciadora foi presa por venda de entorpecentes durante uma operação policial de combate ao tráfico na Cracolândia.

Veja trecho da carta

Na carta, a jovem conta sobre as dificuldades devido à ausência da filha e às medidas de segurança impostas pela SAP por conta da Covid-19.

"Nos ajudem a recuperar o nosso direito de termos nossos filhos em nossos braços. É uma dor imensurável para todas nós e nossos familiares, pois além de estarmos provisoriamente em cárcere, não podemos ver nossas crianças", escreveu Lorraine direto da Penitenciária de Franco da Rocha, na Grande São Paulo.

Carta Gatinha da Cracolândia pedindo autorização para ver a filha
Foto: Reprodução

"É inadmissível a falta de vacinação na primeira idade infantil. Até porque é essencial que possamos conviver em tranquilidade com nossos filhos, esse é o único modo para que possamos tê-los aqui conosco em nossas visitas. É imprescindível a reaproximação familiar, algo tão importante e muitas vezes invisível aos olhos da sociedade, só que é nítido para quem vive, sente, sabe e presencia essa realidade cruel", disse Lorraine.

De acordo com a assessoria da pasta da Administração Penitenciária, está sendo analisada a liberação da entrada de crianças com menos de 5 anos, mesmo que sem ter sido vacinadas.

"A Secretaria da Administração Penitenciária esclarece que, como parte das ações de flexibilização das medidas restritivas, já estuda a liberação da entrada de crianças abaixo de 5 anos e a decisão deve ser comunicada em breve", disse a secretaria em nota.

A advogada de Lorraine afirmou ainda que pretende fazer um pedido para que sua cliente tenha o direito legal previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) de presos poderem receber seus filhos em cadeias, independentemente da idade.

Assuntos Relacionados