Enfermeira é demitida após debochar da eficácia da CoronaVac no Espírito Santo

A enfermeira afirmou que tomou a vacina para viajar; Conselho Regional de Enfermagem e MP investigam o caso

Escrito por Redação ,

Uma enfermeira do Espirito Santo foi demitida do hospital onde trabalhava após publicar vídeos menosprezando a eficácia a CoronaVac, vacina contra a Covid-19. As informações são do portal G1. Nathanna Ceschim trabalhava no Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Vitória e afirmou que tomou a vacina para viajar

"Tomei por conta que eu quero viajar, não para me sentir mais segura. Porque uma vacina que dá 50% de segurança, para mim não é uma vacina. Eu tomei foi água", afirmou a enfermeira nos stories do seu perfil do Instagram, na noite de sexta-feira (22).

No mesmo dia, ela também publicou vídeos sem máscara, no hospital, durante o expediente. A Santa Casa disse ao portal que já tomou todas as medidas cabíveis e não comentou a demissão. O Conselho Regional de Enfermagem (Coren-ES) está apurando o caso.

Eficácia da CoronaVac

A CoronaVac apresentou eficácia de 50,38% nos testes realizados no Brasil e foi aprovada para uso emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O imunizante teve segurança comprovada quando aplicada em adultos e idosos. 

O imunizante demonstrou capacidade de proteger em todos os casos da doença, sejam eles leves, moderados ou graves. O número mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e também pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é de 50%. 

O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) afirmou, na segunda-feira (25), que deve instaurar procedimento para acompanhar a investigação no Coren e o procedimento no hotel. 

"Liberdade de expressão"

A enfermeira recebeu a primeira dose da Coronavac na terça-feira (19), porque trabalhava diretamente com pacientes infectados com a Covid-19. 

Nesta segunda-feira (25), Nathanna publicou vídeos nos stories afirmando que está com a consciência limpa, pois "exerceu seu direito de expressar sua opinião". 

"Meu vídeo foi um vídeo totalmente caseiro, eu estava dentro da minha casa, sem roupa de trabalho, não envolvi ninguém, nenhuma instituição. Eu apenas exerci meu direito como cidadã de expressar a minha opinião, a famosa liberdade de expressão", disse.

A enfermeira voltou a duvidar da importância da Coronavac para frear a pandemia e disse que falaria o que disse no vídeo para qualquer pessoa que a perguntasse sua opinião sobre a vacina. Especialistas já demonstraram que os imunizantes são fundamentais para conter a pandemia. 

"Então quero dizer que 'quem sou eu para tirar a fé de quem tem fé na vacina? Eu não estou aqui para fazer campanha contra a vacina. A Nathanna acha que, mesmo tomando a vacina, nós vamos ficar vulneráveis a pegar a doença, devido à porcentagem de segurança que a vacina nos oferece. E ponto final" afirmou. 

A enfermeira também falou sobre as imagens em que aparece sem máscara. Ela disse que gravou o vídeo no final de seu plantão, por volta de 19h. 

"Naquele momento, foi um momento que eu parei em frente ao computador, respirei, tirei a máscara para poder tomar um pouco de água e fiz aquela brincadeirinha com o técnico da equipe de enfermagem, que não teve relação em nada com a vacina. Foi isso que aconteceu”, disse. 

Assuntos Relacionados