Corpus Christi é celebrado na quinta-feira (3) com ponto facultativo; entenda

Cada cidade e estado deve decidir sobre adesão ao feriado ou não

Escrito por Redação ,
IGREJA
Legenda: Celebração católica de Corpus Christi ocorre quinta-feira (3)
Foto: NATINHO RODRIGUES

Nesta quinta-feira (3) é celebrado o Corpus Christi. A nível nacional, a data é ponto facultativo. Cabe a cada estado e município decidir se há feriado ou não. 

No Estado de São Paulo, por exemplo, o feriado foi antecipado para março, para conter a pandemia de Covid-19. Já o Ceará e outras capitais como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Porto Velho mantiveram o feriado no dia 3 de junho. 

Veja também

Corpus Christi  

O Corpus Christi é uma festa católica que celebra o milagre da transformação do pão (hóstia) no corpo de Cristo, assim como o vinho se converte no sangue.   

A celebração não tem data fixa no calendário e deve ocorrer 60 dias após a Páscoa. Dessa forma, é realizada 40 dias após a Quarta-feira de Cinzas, que marca o fim do período de Carnaval.   

A celebração foi determinada pelo papa Urbano IV, em 1264, para ser comemorada na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, que ocorre no domingo seguinte a Pentecostes.  

Veja a situação em cada local

Estados onde o feriado foi antecipado: Paraíba, São Paulo e Piauí. 

Cidades com feriado mantido: Fortaleza, Recife, Salvador, Teresina, Maceió, Natal, Aracaju, Cuiabá, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis, Porto Velho, Rio Branco, Vitória, Goiânia, Curitiba e Macapá. 

Ponto facultativo: Manaus, Brasília, Palmas, Boa Vista e Belém. 

Não é feriado: São Luís, João Pessoa.

Assuntos Relacionados