Brasil registra 105 mortes em 24h; óbitos por Covid-19 chegam a total de 1.328

No Brasil, apesar dos números oficiais, é consenso de que há uma grande subnotificação

Escrito por Estadão Conteúdo ,
Legenda: Aumenta o número de casos da doença no Brasil
Foto: Foto: Josué Damacena/Fiocruz

O Brasil registrou 105 mortes e 1.261 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo informações divulgadas no período da tarde desta segunda-feira (13), pelo Ministério da Saúde. A letalidade subiu e está em 5,7%, ou seja, de cada 100 casos confirmados até agora, cinco pessoas morreram.

Em todo o País, o número total de mortes chegou a 1.328. Já são 23.430 pessoas contaminadas pelo novo coronavírus.

O Estado de São Paulo continua sendo o mais afetado, com 8.895 casos e 608 mortes. No Ceará, são 1.935 casos da doença e 101 mortes.

Esses Estados têm sido diariamente alertados sobre o crescimento dos casos e os riscos de flexibilização da quarentena.

Nesta segunda-feira, autoridades da Organização Mundial da Saúde (OMS) pediram que países intencionados em afrouxar o isolamento social faça isso de maneira lenta e cuidadosa.

A instituição listou critérios que os países devem seguir ao adotar essa medida, sob o risco de verem a pandemia do coronavírus avançar novamente.

A OMS alertou que o coronavírus é dez vezes mais mortal que o vírus responsável pela gripe H1N1 e que se propaga mais rápido.

No Brasil, apesar dos números oficiais, é consenso de que há uma grande subnotificação de casos de covid-19, ou seja, de vítimas fatais e casos de contaminação que não são atrelados à doença. Isso se deve à falta de testes e à demora para análise dos exames coletados.

Assuntos Relacionados