Mais de 408 mil acadêmicos realizam, neste domingo (26), o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) no Brasil. O Questionário do Estudante esteve disponível no Sistema Enade a todos os concluintes de cursos de graduação escolhidos pelo Ministério da Educação até o sábado (25).
O objetivo de ambos é possibilitar e uma avaliação do curso de graduação em si e da instituição de Educação Superior, também sendo uma forma de composição do perfil do acadêmico e dos processos formativos.
Segundo o MEC, as respostas são usadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para geração de estatísticas e indicadores educacionais.
O local de prova dos estudantes foi disponibilizado para os inscritos que preencheram o questionário, a ser conferido no Cartão de Confirmação da Inscrição, no Sistema Enade, até as 13h de domingo.
O ministério, inclusive, recomenda que o cartão seja levado na prova, já que possui informações como documentos, local de aplicação e horário.
Avaliação
Em 2023, o MEC analisa cursos como Agronomia, Arquitetura, Biomedicina, Enfermagem, Engenharias, Farmácia, Medicina, Odontologia, Tecnologia Ambiental, Estética e Cosmética. Outros cursos de bacharelado e cursos de tecnologia de diversas áreas também passarão por análise.
Neste domingo (26), os portões abrem às 12h e fecham às 13h. Ao fim da prova, o aluno pode levar o caderno de provas ao sair da sala a partir das 17h.