Passageira cospe em motorista de aplicativo após discussão causada por troco; entenda

Mulher afirmou que estava passando por um momento de vulnerabilidade e que se arrepende da ação

Uma passageira cuspiu em um motorista de aplicativo após os dois discutirem devido ao troco de uma viagem, em Goiânia. O momento, na última sexta-feira (18), foi registrado por câmera instalada no carro e viralizou nas redes sociais, fazendo com que a mulher viesse a público, se pronunciar sobre o episódio.

No vídeo, a passageira aparece negociando o pagamento com o motorista, questionando se o profissional possuía R$ 30 para troco. O homem nega ter a quantia, mas propõe que ela transfira o valor da corrida por pix, sugestão ignorada pela mulher.

“Eu tô só com esse dinheiro aqui, mas acho que tem como ver se tem como pagar na outra [viagem]”, diz ela em seguida. 

A proposta da mulher é novamente negada pelo profissional, que afirma não trabalhar com o método. Sem chegarem a um acordo, o motorista diz que, desta forma, ele não continuará a corrida e a passageira terá que sair do veículo. 

É no momento em que a mulher e uma acompanhante começam a deixar o automóvel que a passageira se aproxima e cospe no rosto do profissional. Logo após o ato, o motorista se vira e revida a ação, cuspindo na direção da mulher.

“Que isso? Você tá doido? ‘Cê’ tá louco?” reclama a passageira, ao ser atingida.

Ao g1, o motorista, chamado Luiz de Oliveira, contou ter se sentido humilhado com a situação e argumentou que revidar o cuspe foi um ato impulsivo.

“Tem muita gente boa, mas tem gente que quer humilhar porque a gente é motorista de aplicativo e eles acham que pode fazer tudo o que querem”, explicou Luiz.

O profissional ainda revelou que está cadastrado na plataforma há dois anos e meio, e decidiu instalar a câmera após enfrentar problemas semelhantes com outros passageiros: “Isso de pagar depois nem toda vez a plataforma aceita. Se o passageiro tiver uma pendência, a plataforma não aceita e a viagem é terminada”.

Em nota, a Uber afirmou que a “função de pagar na próxima” não existe, e explicou que, na realidade, o aplicativo permite que “o motorista informe as situações em que o usuário não honrou o pagamento.

PRONUNCIAMENTO DA PASSAGEIRA

Identificada como Giovana Ogando, a passageira se pronunciou em vídeo, compartilhado nas redes sociais no domingo (20), mas apagado horas depois. Na publicação, ela classificou o episódio como uma “situação extremamente infeliz”, e afirmou que, apesar de ter sido um momento de provocação mútua, perdeu a razão.

“Eu me arrependi não só agora, nesse momento, eu me arrependi instantaneamente. Na hora que saí do carro e percebi o que tinha acontecido. Eu já me senti extremamente envergonhada, realmente sem chão”, contou.

Por fim, Giovana revelou que, no dia do ocorrido, estava enfrentando um momento de vulnerabilidade.

“Naquela situação naquele dia eu estava passando por situações muito vulneráveis. Eu tinha saído de uma delegacia na qual eu estava lidando com um atentado que fizeram contra a vida da minha mãe”, disse ela.