Uma estudante de 23 anos já decidiu que não deve prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, cujas provas serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro. A jovem, que mora em Campos dos Goytacazes, no Norte do Rio de Janeiro, acabou descobrindo que foi alocada para fazer o exame em uma escola do Méier, na Zona Norte do Rio, a uma distância de cerca de 280 quilômetros de onde vive.
Com o sonho de cursar Educação Física, Luciana teria que viajar por cerca de quatro horas de carro para chegar ao local, o que, segundo familiares, seria inviável por causa das condições financeiras. As informações são do jornal Extra.
"Desde antes de concluir o ensino médio ela só tinha essa opção em mente. É como se estivessem anulando os sonhos dela", disse a irmã da estudante, que pediu para a família não ser identificada.
Segundo ela, a irmã já fez a prova no ano passado, em Campos e, quando fez a inscrição deste ano, utilizou os dados já cadastrados no site do Governo Federal. A jovem descarta que tenha utilizado informações diferentes no formulário.
"Quando minha irmã estava no ensino médio, participava de competições em uma vila olímpica aqui da Cidade e ficou vidrada nesse negócio de esporte. Ela está pensando em não desistir e tentar de novo no ano que vem. Mas queria muito que fosse nesse ano", completou a irmã.
Enem 2023
Na terça-feira (24), o local de prova para os inscritos no Enem foi liberado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na Página do Participante.
O documento possui informações de número de inscrição, data, hora e local de prova - que não pode ser alterado.
O Inep recomenda que o cartão seja levado nos dias do exame, apesar de não ser obrigatório, justamente por poder ajudar o participante no dia da aplicação.
Conforme a organização do Enem, assim como em anos anteriores, os portões da prova abrem às 12h, e o estudante pode entrar até as 13h.