A reta final das campanhas nos maiores municípios do interior

Entre clima ameno e aglomeração, encerrou-se ontem a disputa entre as candidaturas às prefeituras municipais. A proibição de agendas de rua acabou protagonizando mobilizações nas principais cidades interioranas

Escrito por Igor Cavalcante/Antônio Rodrigues/Wandenberg Belém/Wagner Mendes/Fernando Maia ,
fotografia
Legenda: Em Caucaia, o governador Camilo Santana entrou na disputa na reta final
Foto: Kid Júnior

O último dia de campanha nos municípios do interior do Ceará ocorreu em meio à tranquilidade, mas também com registros de aglomerações. A proibição de agendas de rua pela Justiça Eleitoral acabou mudando parte das atividades de campanha.

Sem grandes eventos públicos até o fim da manhã de ontem, em Sobral (com 142 mil eleitores), a reta final da disputa entre o atual prefeito Ivo Gomes (PDT) e o único adversário no duelo pela Prefeitura, Oscar Rodrigues (MDB), se mantinha em clima de tranquilidade, interrompido por uma carreata do prefeito pelo Centro da cidade. A investida de última hora para atrair apoiadores terminou com uma multa de R$ 250 mil determinada pela Justiça Eleitoral. 

Ivo circulou em um veículo amarelo de pequeno porte. Ele foi acompanhado por dezenas de pedestres e motociclistas. O candidato esteve no entorno do Mercado da cidade e cumprimentou apoiadores. Aliados de Oscar Rodrigues vaiaram o adversário e o questionaram sobre as recomendações de isolamento social. Alguns, inclusive, discutiram com o candidato.

Com base na proibição das campanhas de rua, o gestor foi multado na reta final. Em relatório, o Ministério Público Eleitoral (MPE) ajuizou a conduta do candidato, alegando que o ato causou “grave e evidente aglomeração”. “Como se não bastasse, o mesmo (Ivo) chega a descer para tirar fotos, abraçando apoiadores que o seguiam”, descreve a promotoria.

Na decisão, o juiz eleitoral Elison Pacheco Oliveira Teixeira conta que, acompanhado do Batalhão de Choque da Polícia Militar, foi pessoalmente ao local por onde o candidato circulou e determinou a dispersão do grupo. Para ele, o ato configurou um “grave atentado” ao processo eleitoral. Ivo terá até amanhã para apresentar defesa.

No fim da tarde de ontem, Ivo Gomes realizou uma transmissão nas redes sociais para agradecer aos aliados. Ele não mencionou o episódio, mas alertou à população sobre os riscos da pandemia. “Vote com cuidado, respeitando o horário preferencial, use máscara e leve uma caneta”, alertou. O candidato se disse “confiante”. “A eleição passa e quero ser o prefeito de todos os sobralenses”, afirmou. 

Seu adversário, Oscar Rodrigues também se disse “confiante”. “Vou lutar para ser o melhor prefeito da história de Sobral”. O emedebista criticou o atual prefeito. “Pasmem com o que aconteceu ontem. O prefeito, que fechou o Centro de Sobral com o lockdown mais severo de todo o País, atropelou as resoluções sanitárias e eleitorais e provocou aglomeração em pleno Centro da cidade”, atacou. 

Iguatu

O último dia de campanha eleitoral em Iguatu, na Região Centro-Sul cearense, foi marcado por manifestações de candidatos que concorrem ao Executivo municipal. 

Foram registradas concentrações de pessoas no centro comercial da cidade, provocadas pelos menos por dois candidatos que polarizam a disputa na maior cidade da região Centro-Sul, com mais de 65 mil eleitores.

Ruas comerciais foram tomadas por militantes — causando aglomerações sem respeito ao distanciamento social. A movimentação vista no local incomodou parte dos motoristas que passavam pelas redondezas. A quantidade da militância nas ruas interferiu no trânsito da região.

RMF

Neste sábado (14), o governador Camilo Santana (PT) gravou mensagem para a disputa do segundo maior colégio eleitoral do Estado: o município de Caucaia. Com dois aliados na cidade, Naumi Amorim (PSD) e Elmano de Freitas (PT), o petista alfinetou o candidato de oposição, Vitor Valim, mesmo sem citá-lo.

“Neste domingo da eleição, temos dois projetos muito diferentes que se apresentam no município. Um deles, uma candidatura que representa o bolsonarismo e a política é baseada na intolerância, no medo e na exploração da violência. O outro projeto, representado por duas candidaturas que pregam o respeito e o diálogo”, disse o governador. Vitor Valim não se manifestou sobre a declaração. Nas redes sociais do candidato, divulgou uma live com eleitores.

Já em Maracanaú, as candidaturas de Roberto Pessoa (PSDB) e de Júlio César Filho (Cidadania) se concentraram nas redes sociais. Sem poder realizar atos com aglomerações, os dois candidatos apostaram em publicações de jingles de campanha para estimular ainda mais apoio nas últimas horas antes da votação. 

Pesquisas Ibope realizadas nesses dois municípios apontam a possibilidade de vitória de Roberto Pessoa (PSDB), que é deputado federal licenciado. Já em Caucaia, o instituto aponta ainda uma incerteza se haverá ou não segundo turno, mas com indicativo de preferência do eleitor para o atual prefeito Naumi Amorim (PSD) que tenta reeleição. 

Reta final agitada em Juazeiro do Norte

Na véspera de eleição em Juazeiro do Norte, maior colégio eleitoral do interior do Estado, com 174 mil pessoas aptas a votar, o clima começou tenso, após muros de algumas casas nos bairros Aeroporto e Betolândia amanhecerem pichados com o número do candidato Nelinho (PSDB). O tucano, que apareceu em terceiro na última pesquisa, com 23% das intenções de voto, negou envolvimento com o episódio e responsabilizou adversários pelo ato de vandalismo, “para desestabilizar” a campanha. “Repudiamos toda e qualquer atitude que venha a infringir a lei e prejudicar nossa cidade”, disse Nelinho. 

O clima também foi acirrado, nos últimos dias, nas redes sociais, após o indeferimento da candidatura de Glêdson Bezerra (Podemos), que ocupa o segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto com 28%. Com a chapa mantida judicialmente, Glêdson fez questão de reafirmar a participação no pleito e tratou isso como uma tentativa de vetar a possível eleição. “Nossos adversários, desesperados, estão espalhando por aí que eu não posso ser candidato. Que vergonha, meus adversários”, disparou.

Liderando as pesquisas de intenção de voto com 40%, o atual prefeito Arnon Bezerra (PTB) avalia que a campanha foi positiva, pois conseguiu apresentar os projetos para a cidade e se esquivou de brigas com outros candidatos. “Isso nunca trouxe benefício para a sociedade. Estou confiante. Expectativa de vitória e muito trabalho”.

Fim de campanha ‘morna’ em Quixadá

Ao contrário do que se poderia imaginar, dado o acirramento de semanas atrás, a campanha eleitoral de Quixadá foi concluída, pelo menos até o fim da tarde de sábado, de forma tranquila. Nos comitês dos dois principais candidatos à Prefeitura, Ilário Marques (PT), que tenta a reeleição, e de Ricardo Silveira (PSD), a movimentação ontem, véspera da eleição, foi das mais discretas. 

Poucos militantes portavam bandeiras na Praça do Leão, no Centro da cidade, onde estão localizados os dois comitês. A disputa, a exemplo do que ocorre em outros municípios, está restrita praticamente às redes sociais.

O juiz da 6ª Zona Eleitoral, que engloba os municípios de Quixadá, Banabuiú, Choró e Ibaretama, Welithon Alves de Mesquita, fez cumprir a Resolução 789/2020 do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), publicada no último dia 4. De acordo com a norma legal, estão proibidos comícios, bandeiraços, passeatas, caminhadas, carreatas e similares, ainda que no formato drive-thru ou drive-in, em espaços abertos semi-abertos. 

Segundo o assistente do cartório da 6ª Zona Eleitoral, Emanoel Ferreira, “após reunião com as lideranças políticas locais, ficou estabelecido que, por conta da pandemia, as campanhas seriam mais comedidas e respeitariam a lei”. Somente neste sábado, o juiz Welithon Alves Mesquita assinou portaria estabelecendo a lei seca de zero hora até 17h deste domingo (15).