Vencedor do Nobel, Orhan Pamuk diz que Turquia vive 'regime de terror'

Um escritor e um professor universitário foram presos na Turquia

Escrito por Folhapress ,

O escritor turco Orhan Pamuk, vencedor do prêmio Nobel de literatura, descreveu a situação de seu país como um "regime de terror" logo após a prisão de um jornalista e seu irmão. As detenções ocorreram na esteira da tentativa fracassada de golpe de Estado que mergulhou o país no caos há dois meses.

"Estou muito chateado, quero expressar minhas críticas mais ásperas contra a prisão do escritor Ahmet Altan, de um dos grupos mais importantes do jornalismo turco, e de seu irmão, Mehmet Altan, professor universitário e economista de renome", escreveu Pamuk, em um artigo publicado pelo jornal italiano "La Repubblica".

"Na Turquia, estão fechando pouco a pouco em celas todas as pessoas que se atrevem a fazer críticas, inclusive mínimas, sobre as ações do governo, baseando-se no ódio mais feroz", continuou Pamuk. "A liberdade de pensamento já não existe. Estamos nos afastando a toda velocidade de um Estado de direito e vamos para um regime de terror."

Pamuk, que já foi criticado pelo presidente Recep Tayyip Erdogan, não havia falado até agora dos expurgos realizados pelo governo. No sábado (10), a agência de notícias estatal Anadolu anunciou a prisão de Ahmet Altan e de seu irmão.