Trump e Biden trocam ataques pessoais e mantêm civilidade em último debate duro

O segundo debate foi menos agressivo que o primeiro encontro dos candidatos, no último mês de setembro

Escrito por Folhapress ,
Trump e Biden
Legenda: Nas pesquisas, o democrata aparece até dez pontos na frente do atual presidente
Foto: Pool/Getty Images/North America/AFP

Donald Trump e Joe Biden se enfrentaram na noite desta quinta-feira (22) no segundo e último debate antes da eleição, em um duelo menos agressivo e mais controlado do que o primeiro encontro, no fim de setembro, mas que não deixou de ser marcado por ataques pessoais e críticas duras entre os dois candidatos.

Após um primeiro debate caótico, lembrado pela agressividade e interrupções contínuas, houve mudanças nas regras para esta quinta, incluindo a possibilidade de a moderadora, a jornalista Kristen Welker, desligar o microfone dos candidatos durante a resposta inicial de dois minutos do adversário em cada um dos temas.

A pandemia do coronavírus e acusações mútuas sobre possíveis ligações obscuras dos dois políticos com negócios no exterior foram a tônica da primeira hora do debate.
Em um dos ataques mais agudos sobre a condução errática e ineficaz do presidente diante da pandemia que já matou mais de 222 mil pessoas nos EUA, Biden afirmou que o povo americano não está aprendendo a lidar com o vírus, como diz o republicano, mas a morrer com ele, e pediu a responsabilização do presidente.

"Ele [Trump] diz que estamos aprendendo a viver com isso, mas as pessoas estão aprendendo a morrer com isso", afirmou o democrata.

Trump respondeu que acatava a responsabilidade, para em seguida repetir a ideia de que o vírus veio da China, e não tem culpa sobre a tragédia de saúde pública. "Assumo total responsabilidade. Não é minha culpa que esse vírus chegou, é culpa da China", disse o presidente.

Biden subiu ao palco com a missão de não deslizar ao defender sua ampla liderança na corrida, que chega em média a dez pontos, enquanto Trump buscava o que poderia ser sua última chance de mudar a narrativa da campanha e conseguir uma virada histórica rumo à reeleição.

"Vocês sabem quem eu sou, sabem quem ele é, conhecem meu caráter e minha reputação por falar a verdade", Biden resumiu sua estratégia. Trump rebateu: "Vocês sabem que ele é um político corrupto".

Assuntos Relacionados