Tiroteio em universidade deixa seis mortos na Rússia

Estudante suspeito do atentado, cuja motivação ainda é desconhecida, foi detido em Perm

Escrito por AFP ,
tiroteio na Rússia
Legenda: Após o tiroteio, alunos evacuaram um prédio do campus da universidade de Perm
Foto: Olga Yushkova/AFP

Ao menos seis pessoas morreram nesta segunda-feira (20) em um tiroteio no campus universitário de Perm, na região dos Urais. O Comitê de Investigação Russo informou que o suspeito do atentado já foi preso. A motivação do ataque ainda é desconhecida. 

"Um estudante que estava em um dos edifícios da universidade abriu fogo contra as pessoas ao seu redor", afirma um comunicado do organismo responsável pelas investigações mais importantes do país.

Inicialmente, o Comitê havia informado que eram oito o número de vítimas. Porém, conforme balanço atualizado, seis pessoas morreram no tiroteio", complementando que 28 pessoas precisaram de atendimento médico.

De acordo com o ministério da Saúde, citado pelas agências de notícias russas, ao menos 24 pessoas ficaram feridas, 19 delas por tiros.

O atirador "ficou ferido durante a detenção ao opor resistência". 

Imagens

Vídeos publicados nas redes sociais mostram estudantes fugindo do tiroteio e pulando pelas janelas do primeiro andar de um prédio do campus. 

Outra gravação, feita a partir de uma janela, mostra um indivíduo vestido de preto atirando e caminhando na direção da entrada do prédio.

O atirador, que já teve a identidade estabelecida, mas não divulgada, entrou no campus às 11H00 locais (3H00 de Brasília), de acordo com o serviço de comunicação da universidade.

Outros ataques

Os tiroteios em escolas ou universidades eram raros na Rússia - que tem uma legislação rigorosa de controle de armas -, mas se tornaram mais frequentes nos últimos anos.

O incidente anterior do tipo havia acontecido em 11 de maio de 2021, quando um jovem de 19 anos abriu fogo contra uma escola de Kazan e matou nove pessoas. 

No mesmo dia, Putin ordenou uma revisão das normas sobre o porte de armas, pois o autor do ataque tinha permissão para o uso de uma arma semiautomática.

Em outubro de 2018, um estudante matou 19 pessoas antes de cometer suicídio em um instituto de Kerch, uma cidade da península ucraniana da Crimeia, que a Rússia anexou em 2014.