Síria registra primeiro caso de coronavírus

O Ministério do Interior anunciou a suspensão do transporte público e privado nas cidades e o fechamento a partir de terça-feira (24)

Escrito por Redação ,

A Síria relatou neste domingo seu primeiro caso de contágio do novo coronavírus, levando as autoridades a anunciar novas medidas para tentar impedir a propagação da pandemia neste país em guerra. 

O ministro da Saúde, Nizar Yaziji, relatou uma "primeira infecção por coronavírus na Síria", ao afirmar que era "um estrangeiro". 

O Ministério do Interior anunciou a suspensão do transporte público e privado nas cidades e o fechamento a partir de terça-feira (24) de estradas entre as províncias. 

Na semana passada, o governo anunciou o fechamento até 2 de abril de centros educacionais e a interrupção de atividades científicas, culturais e esportivas. 

As eleições legislativas no país, previstas para 13 de abril, foram adiadas para 20 de maio. 

O regime sírio, em guerra com os rebeldes e os jihadistas, controla mais de 70% do território e está lançando uma ofensiva para tentar recuperar a província de Idlib (noroeste). 

O risco de propagação da Covid-19 é preocupante em Idlib, alvo nos últimos meses de ataques do regime e de seu aliado russo, que causaram a fuga de quase um milhão de pessoas. 

Em todo o país, devastado por nove anos de guerra, o "sistema de saúde frágil" seria incapaz de lidar com uma epidemia, alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Assuntos Relacionados