Sessão para certificar vitória de Biden à presidência dos EUA retorna ainda nesta noite, diz Câmara

A informação foi repassada pela democrata e presidente da Câmara, Nancy Pelosi

Escrito por Redação ,
Legenda: Manifestantes invadiram o Congresso interrompendo a sessão na tarde desta quarta-feira
Foto: WIN MCNAMEE/AFP

A presidente da Câmara de Representantes, a democrata Nancy Pelosi, disse que os legisladores retomarão a contagem dos votos dos delegados nesta quarta-feira (6) assim que o Capitólio estiver seguro, depois que o processo de certificação precisou ser interrompido, quando apoiadores do presidente Donald Trump invadiram o prédio.

"Nós decidimos que devemos prosseguir esta noite assim que o Capitólio estiver liberado para uso", disse Pelosi em uma carta aos colegas, depois de informes de que a polícia mantém a segurança do prédio e que os apoiadores de Trump foram retirados.

A líder democrata na Câmara Baixa tachou a invasão dos ativistas pró-Trump no Capitólio de um "ataque vergonhoso" contra a democracia americana, mas assegurou que isto não pode dissuadir os legisladores de sua responsabilidade em validar a eleição de Joe Biden".

A sessão foi suspensa no meio da tarde após manifestantes pró-Trump invadirem o Capitólio. Uma mulher que havia sido baleada durante o confronto acabou tendo a morte confirmada por fontes policiais ouvidas pela emissora NBC. 

O jornal The Washington Post relatou que a polícia informou que a vítima era uma mulher branca com um tiro no ombro, e a CNN disse que ela estava em estado crítico em um hospital local.

Após a invasão, o presidente eleito Joe Biden fez um pronunciamento na TV em que chamou de pequeno grupo de extremistas os manifestantes que invadiram o congresso americano e falou em desordem.

"Sendo bastante claro: as cenas de caos no Capitólio não representam quem nós somos. O que estamos vendo é um pequeno número de extremistas dedicados à ilegalidade. Isso não é um conflito, é uma desordem. É quase uma sedição e tem que acabar. Agora", disse Biden.