Rainha Elizabeth II completa 95 anos e passa data em luto por príncipe Philip

A família real ainda cumpre luto, até sexta-feira (23)

Escrito por Redação ,
Aniversário de Elizabeth II foi comunicado em rede social da família real
Legenda: Aniversário de Elizabeth II foi comunicado em rede social da família real
Foto: Reprodução/Facebook

O dia poderia ser de comemoração no Reino Unido. A rainha Elizabeth II completa 95 anos nesta quarta-feira (21), mas é o primeiro aniversário que a monarca passa sem ter ao lado o marido príncipe Philip, que morreu aos 99 anos no início do mês, em mais de 70 anos em que eles estiveram juntos.

Em comunicado oficial emitido no perfil do Facebook da realeza britânica, na manhã desta quarta-feira (21), foi informado que não haverá comemorações por conta da morte do Príncipe Philip.

"Hoje é o 95º aniversário da Rainha. A Rainha nasceu às 2h40 em 21 de abril de 1926 em 17 Bruton Street em Mayfair, Londres. Ela foi a primeira filha do Duque e da Duquesa de York, que mais tarde se tornou o Rei George VI e a Rainha Elizabeth. Este ano, Sua Majestade permanece no Castelo de Windsor, durante um período de luto real após a morte do duque de Edimburgo", apresenta a nota.

Funeral de príncipe Philip foi marcado por vários ritos reais
Legenda: Funeral de príncipe Philip foi marcado por vários ritos reais
Foto: Reprodução/Facebook

A família real ainda cumpre — até sexta-feira (23) — o período de luto, mesmo após o funeral de sábado (17) que marcou o fim do luto oficial decretado pelo governo britânico.

"Na ocasião do meu aniversário de 95 anos, nós estamos profundamente emocionados e continuamos a ser lembrados de que Philip teve um impacto extraordinário em muitas pessoas ao longo de sua vida", afirmou a rainha em uma mensagem divulgada pelo Palácio de Buckingham. 

Longo reinado

Elizabeth II se tornou rainha aos 25 anos, em 1952, com a morte repentina do pai, o rei George VI. Ela é a chefe de Estado que mais passou temo reinando. 

Além do dia do nascimento, a rainha também comemora outro "aniversário" em junho. Isso acontece porque em 1748, o rei George II decretou que todo segundo sábado de junho – quando já é verão no Reino Unido – seja o dia oficial de celebração do aniversário de monarcas britânicos.

Veja também



De acordo com a emissora BBC, a data foi proposta porque o rei, nascido no inverno, queria comemorar o aniversário com uma festa pública, com desfiles militares, por exemplo, e por isso optou por um dia no verão europeu.

Filhos da rainha Elizabeth

Foto da família real, com a rainha Elizabeth, príncipe Philip e os quatro filhos do casal
Legenda: Família real reunida, quando Philipe ainda era vivo
Foto: Wikimedia Commons

Elizabeth II e o Philip tiveram quatro filhos durante o casamento de mais de 70 anos

  • Charles, Príncipe de Gales; 
  • Anne, a Princesa Real,
  • Andrew, o Príncipe de York 
  • Príncipe Edward, o Conde de Essex

Príncipe Charles, 72, o filho mais velho, é o próximo na linha de sucessão do trono real, caso a rainha venha a falecer. Após Charles, a tradição segue com o filho mais velho dele, o Príncipe William. 

Veja galeria de fotos do reinado de Elizabeth II

Legenda: Rainha Elizabeth e Príncipe Philip acenam à multidão
Foto: Intercontinentale/AFP
Legenda: Elizabeth II e Philip se casaram em 1947
Foto: Wikimedia Commons
Legenda: Dia da coroação de Elizabeth II em junho de 1953
Foto: Wikimedia Commons
Legenda: Rainha Elizabeth e Príncipe Philip em 1952
Foto: Intercontinentale/AFP

 

Assuntos Relacionados