Rainha Elizabeth é homenageada em vídeo comemorativo aos 70 anos de reinado

O vídeo mostra ainda a participação da rainha em um material promocional dos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres

Escrito por Redação ,
Rainha Elizabeth
Legenda: A rainha participou das programações do primeiro dia de comemoração do Jubileu de Platina
Foto: Reprodução/Facebook

Ainda nas comemorações dos 70 anos de reinado, a rainha Elizabeth II recebeu uma homenagem, neste sábado (4), em vídeo publicado no perfil oficial da Família Real Britânica no Instagram. 

O vídeo mostra a participação da rainha em um material promocional dos Jogos Olímpicos de 2012, ocorrido em Londres. Na cena, a matriarca cumprimenta o ator Daniel Craig com a clássica frase dos filmes do 007, “Boa noite, Sr. Bond”. Veja o vídeo abaixo

Como é o Jubileu da Rainha? 

Quase 1.500 militares da Guarda Real, com as bandas musicais e cavalos, abriram os quatro dias de celebrações com o tradicional "Desfile do Estandarte". Acompanhada pelo primo, o duque de Kent, coronel da Guarda Escocesa, a rainha saudará as tropas da sacada.

Rainha Elizabeth II durante casamento
Legenda: Rainha Elizabeth II quebrou todos os recordes de longevidade de um soberano britânico
Foto: AFP

Organizado há 250 anos para celebrar o aniversário oficial do monarca britânico, o desfile militar tem a origem nos antigos preparativos para a guerra, quando todas as bandeiras do exército eram exibidas para que os soldados as reconhecessem durante as batalhas. 

Veja também

Cancelado em 2020 e 2021 devido à pandemia da Covid-19, este ano coincide com o início do "jubileu de platina" e provocou um grande interesse entre os britânicos, sobretudo após os problemas de saúde sofridos pela rainha nos últimos meses.

Dezenas de milhares de pessoas se reúnem nos arredores do palácio, isolado por barreiras e vigiado por policiais. Onipresentes, as bandeiras britânicas eram oferecidas por vendedores ambulantes e apareciam em sacolas, balões e peças de roupa da multidão. 

Desfile do jubileu da rainha Elizabeth II
Legenda: As celebrações prosseguirão até domingo (5)
Foto: AFP

Os 70 anos de reinado de Elizabeth foram celebrados em outras partes do mundo. O papa Francisco a parabenizou e desejou para ela, à família e ao povo "unidade, prosperidade e paz".

No fim da tarde, mais de 3 mil sinais luminosos serão acesos todo Reino Unido, incluindo o Palácio de Buckingham e o Castelo de Windsor, a 40 km de Londres, onde a rainha mora.

As celebrações prosseguirão até domingo (5) com outro desfile, uma missa de ação de graças, corridas de cavalos, um show de música pop e dezenas de milhares de piqueniques e refeições ao ar livre.

Salvas de canhão e aviões

Até recentemente, Elizabeth II saudava as tropas a cavalo. Mas este ano, diante dos problemas de mobilidade, ela será substituída pelo herdeiro, o príncipe Charles, que aos 73 anos assume pouco a pouco funções numa transição progressiva que provoca dúvidas, devido à menor popularidade no momento em que a monarquia é criticada, em particular nas ex-colônias, pelo passado escravocrata do império britânico.

Charles e William e, desfile de jubileu
Legenda: Charles inspeciona acompanhado pelo filho William
Foto: AFP

Na praça da Horse Guards Parade, perto de Downing Street, Charles inspeciona as tropas em nome da rainha, acompanhado pelo filho William, de 39 anos, e a irmã Anne, de 71 anos.

Veja também

Outros integrantes da família real, incluindo as esposas de Charles e William, Camilla e Catherine, de 74 e 40 anos respectivamente, chegaram em carruagens para acompanhar o desfile que segue da famosa avenida The Mall até o Palácio de Buckingham.

Camilla e Catherine chegaram em carruagens para acompanhar o desfile do jubileu
Legenda: Camilla e Catherine chegaram em carruagens para acompanhar o desfile
Foto: AFP

O evento terminará com quase de 70 aviões da Força Aérea, incluindo a patrulha acrobática Red Arrows, sobrevoando o palácio e uma segunda aparição da rainha, ao lado dos principais membros da família real — incluindo os três filhos pequenos de William e Catherine —, para saudar a multidão.

Salvas de canhão serão ouvidas em Londres e por todo o Reino Unido em homenagem à monarca que subiu ao trono em 1952, com apenas 25 anos, e quebrou todos os recordes de longevidade de um soberano britânico.

Assuntos Relacionados