Quirguistão perde mil vacinas contra Covid-19 em refrigerador desligado para carregar celular

País asiático recebeu doses como ajuda humanitária da Rússia

Escrito por Diário do Nordeste e AFP ,
frascos da vacina sputnik v
Legenda: Incidente causou perda de mil doses da vacina Sputnik V
Foto: AFP

Uma clínica no Quirguistão, país da Ásia Central, precisou jogar fora quase mil doses da vacina Sputnik V  depois que uma pessoa desligou o refrigerador em que estavam armazenados os imunizantes para carregar o telefone celular.

As vacinas - agora inúteis - faziam parte de um lote de 20 mil doses entregue como ajuda humanitária pela Rússia ao país.

O incidente aconteceu em abril, em uma clínica pública da capital, Bishkek, mas foi divulgado somente agora. Esta demora gerou críticas ao Governo.

Segundo o ministro da Saúde, Alimkadyr Beyshenaliyev, um trabalhador da manutenção pode ter sido o responsável pelo erro, ao procurar uma tomada para carregar seu celular. "Se a culpa for de um dos funcionários, da senhora da limpeza, ou de outra pessoa, a clínica terá de responder financeiramente", disse ele à imprensa.

A campanha de vacinação no Quirguistão começou em março e até agora a Sputnik V é mais popular do que o da chinesa Sinopharm. 

"Cura milagrosa" para Covid-19

O Quirguistão virou notícia, em abril, quando o ministro Beyshenaliyev apareceu na televisão para promover a raiz de uma planta - conhecida por ser altamente tóxica para os humanos - como uma suposta cura milagrosa para a Covid-19. A cena foi em meio a uma nova onda de infecções no território.

Ele chegou, inclusive, a tomar alguns goles do remédio na frente dos jornalistas. A fórmula contém extrato de raiz de acônito, uma planta da montanha que contém toxinas mortais para o homem, mas que é usada na medicina tradicional.

Covid-19 no Quirguistão

O Quirguistão enfrenta uma terceira onda de Covid-19. Até esta sexta (21), o balanço oficial é de mais de 100 mil casos e 1.735 mortes da doença. O país tem uma população de cerca de 6,5 milhões de pessoas.

Assuntos Relacionados