Putin leva sua própria caneca para cúpula do G20

Em resposta a rumores sobre medo de envenenamento, porta-voz declarou que caneca térmica é utilizada pelo presidente para tomar chá

Escrito por AFP ,
Legenda: Putin foi fotografado usando uma caneca isotérmica branca, enquanto o resto dos líderes mundiais usavam copos comuns
Foto: AFP

O presidente russo Vladimir Putin levou sua própria caneca térmica para o jantar oficial desta sexta-feira do primeiro dia do G20, desencadeando todos os tipos de rumores, a ponto de o porta-voz do Kremlin reagir a eles.

Imagens de televisão mostraram Putin brindando à distância seu colega americano, Donald Trump, ambos de cada lado do anfitrião, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe.

"Se vocês tivessem visto o que eu vi, também teriam trazido sua própria caneca", comentou no Twitter a conta satírica em inglês @DarthPutinKGB, uma referência sarcástica aos envenenamentos que sofreram ex-agentes e opositores russos.

No entanto, a caneca branca com o emblema da Federação Russa já apareceu em imagens anteriores: Putin a tinha a seu lado na semana passada, durante a sua transmissão anual na televisão russa. 

O Kremlin quis rapidamente neutralizar a controvérsia. "O que acontece é que ele bebe chá constantemente com essa caneta térmica", explicou seu porta-voz, Dmitri Peskov.