Patrulha canina toma conta de crianças no caminho para escola no Japão

Iniciativa pretende fortalecer os laços entre os moradores e oferecer uma sensação de segurança

Escrito por AFP ,
Patrulha canina no Japão
Legenda: A falta de laços sociais nas grandes cidades japonesas é um problema colossal para o país
Foto: AFP

Inspirados em um desenho animado, donos de cães em um bairro de Tóquio, no Japão, criaram patrulhas caninas para acompanharem crianças na volta da escola. As iniciativas pretendem fortalecer os laços entre os moradores e oferecer uma sensação de segurança.    

Ao retornar da intuição de ensino onde estuda, Yurika Igarashi, de 12 anos, conta com um guarda-costas fiel: Sakura, uma poodle que integra a inciativa.   

"É claro que é divertido passear com os cães, mas sinto que eles me protegem"
Yurika Igarashi
estudante

A cadela Sakura faz parte de uma patrulha local de 150 cães, chamada "Au Au" — "Wan Wan", em japonês. Há outras deste tipo no Japão, mas esta é uma das mais antigas.  

Cachorro na patrulha canina no Japão
Legenda: Os animais que integram a patrulha Au Au usam o mesmo lenço na cor verde
Foto: AFP

Essa ação começou "unicamente graças aos voluntários. Os proprietários individuais participam quando podem e fazem seus cães usarem o mesmo lenço" característico, na cor verde, explica a responsável pela patrulha, Keiko Shimizu. Isso pode tornar o bairro mais seguro, diz ela.   

A maioria dos donos de cães são pais de alunos, ou ex-alunos, mas muitos participam das rondas simplesmente como moradores da vizinhança.  

"Esta atividade nos ajuda a nos conhecermos melhor e a nos tornarmos bons vizinhos. Sinto que este lugar permanece mais seguro assim", afirma Michiko Takeuchi, dona de Kojiro - um cruzamento de poodle com maltês - e mãe de uma aluna.  

Patrulha canina no Japão
Legenda: A maioria dos tutores que participam das rondas são pais de alunos, ou ex-alunos, ou simplesmente moradores da vizinhança
Foto: AFP

Como fazem o mesmo caminho diariamente sempre no mesmo horário, os membros da Patrulha Canina rapidamente se dão conta de qualquer coisa anormal, conta Shimizu.  

"[Um dia] um membro descobriu uma idosa que tinha morrido sozinha em casa, ao se dar conta de que a luz estava sempre acesa [na casa dela]"
Keiko Shimizu
responsável pela patrulha Au Au

"O fato de os vizinhos zelarem pela segurança das crianças é uma grande ajuda", afirma o diretor de um colégio de ensino básico local, Jun Ameie.   

Patrulha canina no Japão
Legenda: A patrulha Au Au é uma das mais antigas de Tóquio
Foto: AFP

"Os pais apreciam que muita gente no bairro se preocupe (...) sobretudo nestes tempos em que se ouve falar muito de atos criminosos com as crianças", acrescenta.   

O Japão tem, no entanto, a reputação de ser um dos países mais seguros do mundo.   

A falta de laços sociais nas grandes cidades japonesas, em especial para os idosos, é um problema colossal para este país de forte envelhecimento demográfico.  

Patrulha canina no Japão
Legenda: Cerca de 150 filhotes formam a Patrulha Au Au
Foto: AFP