ONU aprova resolução que condena Rússia pela invasão na Ucrânia

141 países votaram a favor, incluindo o Brasil

Escrito por Redação ,
ONU
Legenda: Resolução foi aprovada nesta quarta-feira (2) pela Assembleia Geral da ONU
Foto: Reprodução

Após três dias de debates envolvendo representantes de mais de cem países, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou a resolução que condena a Rússia pela invasão na Ucrânia. 141 países votaram a favor da condenação, dentre eles, o Brasil. 

A resolução exige que a Rússia se retire "imediatamente" do território ucraniano. O Conselho de Segurança, responsável pela paz e segurança na ONU, convocou de forma emergencial a reunião para discutir a situação da guerra na Ucrânia. Com o veto da Rússia, a Assembleia Geral se encarregou da decisão.

35 países se abstiveram na votação, 141 foram favoráveis e apenas 5 votaram contra. Para a aprovação, era necessário maioria de dois terços dos votantes. Confira como votou cada um dos países:

votação onu
Legenda: Países com símbolos verdes votaram a favor; amarelo, se abstiveram; vermelho, contra
Foto: Reprodução/ONU

Durante a votação, o embaixador brasileiro, Ronaldo Costa Filho, destacou que a resolução não vai "longe o suficiente" para uma paz sustentável. "A paz exige a retirada de tropas e um trabalho amplo das partes", disse. 

"O Brasil continua a pedir a todos os atores a desescalada e renovação dos esforços em favor de um acordo diplomático", acrescentou. 

Veja também

Já o embaixador da Rússia na ONU, Vasily Nebenzya, pediu que a resolução não fosse aprovada e que os países "votassem pelos seus interesses e não por pressão" e ainda acusou a Ucrânia de utilizar pessoas como escudo humano.

Assuntos Relacionados