OMS dá aprovação de emergência para a vacina AstraZeneca

Aprovação abre caminho para a distribuição de centenas de milhões de doses para países desfavorecidos

Escrito por AFP ,
vacina
Legenda: A aprovação ocorreu nesta segunda-feira (15)
Foto: Tiziana Fabi/AFP

A Organização Mundial da Saúde (OMS) concedeu nesta segunda-feira (15) a aprovação de emergência para a vacina anti-Covid-19 da AstraZeneca, o que abre caminho para a distribuição de centenas de milhões de doses para países desfavorecidos.

Este procedimento ajuda os países que não dispõem de meios para determinar por si próprios a eficácia e segurança de um medicamento a ter acesso mais rápido às terapias, e permite que o dispositivo Covax Facility, configurado para garantir o acesso equitativo à vacina, comece a distribuição.

Veja também

A vacina da AstraZeneca representa a maioria dos 337,2 milhões de doses que o dispositivo Covax - integrado pela OMS, pela Aliança da Vacina (Gavi) e pela Coalizão por Inovações em Preparação para Epidemias (Cepi) - pretende distribuir no primeiro semestre deste ano.

Essas doses são fabricadas na Coreia do Sul e na Índia pelo Serum Institute of India (SII). A aprovação diz respeito a essas duas versões, de acordo com comunicado da agência da ONU.

Na semana passada, a vacina foi recomendada pelo comitê de especialistas em vacinas da OMS para qualquer pessoa com 18 anos ou mais - inclusive em países onde mais variantes contagiosas estão circulando.

No entanto, a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, do Reino Unido, e pela gigante farmacêutica tem vivido contratempos e dúvidas sobre sua eficácia para maiores de 65 anos e diante da variante do vírus inicialmente detectada na África do Sul, mas agora presente em muitos países.

Para a OMS e seus especialistas, essa vacina cumpre perfeitamente a prioridade do momento: limitar a gravidade e a mortalidade de uma pandemia que já matou 2,4 milhões de mortos em pouco mais de um ano.

Assuntos Relacionados