Novo ciclone se aproxima da Índia após passagem do Tauktae, alertam meteorologistas

A previsão é de que os estados de Bengala Ocidental e Odisha sejam afetados pela tempestade ciclônica até 26 de maio

ciclone na índia
Legenda: Um transformador de eletricidade ficou danificado depois que o ciclone Tauktae atingiu a costa oeste da Índia
Foto: Sam Panthaky/AFP

Meteorologistas da Índia advertiram nesta quinta-feira (20) que um novo ciclone está se formando no Golfo de Bengala. A zona de depressão deve ser formada até o próximo sábado (22) na costa leste. Ainda na última segunda-feira (18), o país foi atingido pelo Tauktae, que deixou 110 mortes, conforme balanço atualizado. 

A meteorologia considera "muito provável" que o sistema se intensifique de maneira progressiva para virar uma tempestade ciclônica que poderia afetar os estados de Bengala Ocidental e Odisha até 26 de maio.

O ciclone Tauktae atingiu os estados da costa oeste da Índia na segunda-feira, no momento em que o país enfrenta uma devastadora segunda onda de Covid-19. Desde o início da pandemia, 283.248 pessoas morreram na Índia, das quais 4.529 na quarta-feira.

Antes que o ciclone tocasse a terra no estado de Gujarat, rajadas de vento de até 185 km/h e chuvas torrenciais provocaram 20 mortes no oeste e sul da Índia.

Em Gujarat foram registradas pelo menos 53 vítimas fatais, anunciaram as autoridades locais.

A Marinha indiana recuperou 37 corpos após o naufrágio de uma embarcação de apoio a instalações petroleiras afetadas pela tempestade, Trinta e oito pessoas continuam desaparecidas.

A imprensa local informou que quase 80 pessoas morreram no desabamento de casas e muros.

Quero receber conteúdos exclusivos sobre o mundo