Na Índia, coronavírus alimenta islamofobia praticada por hindus

Na Índia dos nacionalistas hindus do primeiro-ministro Narendra Modi, os 200 milhões de membros da minoria muçulmana são vítimas de hostilidade crescente há anos

Escrito por AFP ,
Legenda: A islamofobia ganha terreno no país com a pandemia de coronavírus e a disseminação de informações falsas
Foto: AFP

Como o filho "deu uma curtida" em uma mensagem nas redes sociais, os vizinhos hindus de Gayur Hasan, um soldador muçulmano indiano, atiraram pedras em sua casa e incendiaram sua oficina.

Na Índia dos nacionalistas hindus do primeiro-ministro Narendra Modi, os 200 milhões de membros da minoria muçulmana são vítimas de hostilidade crescente há anos. Uma islamofobia que ganha terreno com a pandemia de coronavírus e a disseminação de informações falsas.

Qual foi o erro do filho de Gayur Hasan? Marcar "curtir" em uma mensagem denunciando os ataques contra muçulmanos em um país de 1,3 bilhão de habitantes, desde o início do confinamento. 

"Meus ancestrais moravam aqui, e eu nasci aqui", disse o pai, que vive em uma cidade onde uma dúzia de famílias muçulmanas se estabeleceu em meio a cerca de 150 lares hindus no estado de Haryana, a oeste da capital Nova Délhi.

"Vivíamos como uma família, e a religião nunca foi um problema aqui", prossegue, mas agora "uma atmosfera de medo e ódio reina por toda parte".

Dois homens foram presos pelo ataque. Mesmo assim, família continua recebendo novas ameaças, dessa vez determinando que os homens raspem a barba e deixem de usar os turbantes muçulmanos, segundo a polícia local.

O caso é um dos oito desse tipo registrados no estado de Haryana desde o início de abril. Em todo país, houve pelo menos 28 ataques contra muçulmanos entre 30 de março e 21 de abril, de acordo com o estudo da Universidade de Michigan.

Novos "intocáveis" 
Em algumas cidades, placas de "muçulmano não" podem ser vistas. Um hospital anunciou que não aceitaria nenhum paciente muçulmano sem um certificado negativo para um teste de coronavírus.

Em uma tentativa de aliviar a tensão, o primeiro-ministro Modi pediu no Twitter a "unidade e a irmandade" de indianos de diferentes religiões.

"A Covid-19 não reconhece raça, religião, cor, casta, crença, idioma, ou fronteiras, quando atinge (as pessoas)", declarou o chefe de governo, no poder desde 2014, em sua conta oficial online.

A minoria muçulmana já estava "difamada e descrita como perigosa pela propaganda sistemática", diz Shahid Siddiqui, da organização Indian Muslims for Progress and Reforms, recém-criada para combater a islamofobia.

O coronavírus deu uma nova dimensão a essa hostilidade, transformando os muçulmanos indianos em "intocáveis", afirmou.

Online, centenas de milhares de tuítes denunciaram uma suposta #CoronaJihad. Vídeos falsos, ou de origem duvidosa, foram compartilhados em massa nas redes sociais, mostrando muçulmanos lambendo frutas antes de vendê-las ou violando as regras do confinamento.

O discurso antimuçulmano aumentou ainda mais depois que um centro missionário muçulmano se tornou uma das principais fontes de propagação do vírus na Índia. Alguns apresentadores de televisão chegaram a dizer que seus membros eram "bombas humanas".

"É uma tentativa deliberada da mídia e do governo de desviar a atenção do país das crises e deflagrar a política do ódio", diz Shahid Siddiqui.

Assuntos Relacionados