Morre presidente da Venezuela Hugo Chávez

Escrito por Redação Web ,

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, morreu na tarde desta terça-feira (5), vítima de complicações de um câncer na região pélvica, aos 58 anos, na capital Caracas. O vice-presidente, Nicolás Maduro, anunciou, há pouco, em rede de rádio e televisão, a morte do presidente.

Chávez não era visto desde dezembro do ano passado, quando foi submetido a uma cirurgia em Havana. Foto: Reuters

O chefe de Estado lutava contra um câncer desde junho de 2011. Nos últimos dias, o venezuelano estava sendo submetido a sessões de quimioterapia de forte impacto e a tratamentos complementários.

>Vice-presidente venezuelano deve convocar novas eleições em 30 dias

>Conheça a vida do presidente da Venezuela Hugo Chávez

>EUA classificam de 'absurda' insinuação de ter causado doença de Chávez

>Dilma cancela viagem à Argentina após notícia da morte de Chávez

>Venezuela dá início a um novo capítulo, diz Obama

Nesta tarde, o vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, havia informado o agravamento do estado de saúde de Chávez.

Veja fotos do presidente Hugo Chávez



Três mandatos como presidente da Venezuela

Foi a terceira vez em que ele foi eleito para um mandato com duração de seis anos, regra criada pela nova Constituição, aprovada em 1999, um ano após a chegada ao poder. Na última votação, o venezuelano teve 55% dos votos, com comparecimento de 81% do eleitorado. Ele venceu em 22 dos 24 Estados.

Em 2009, o presidente promoveu um referendo sobre o fim da limitação ao número de mandatos políticos, e chegou a falar sobre se manter no governo até 2021, ou mesmo 2030.

Sob Chávez, a Venezuela teve uma redução da pobreza de 49,4% para 27,8%. A redução da desigualdade foi maior que a dos anos Lula no Brasil. Mas o mandatário também sofreu críticas por má gestão e pela violência.

Um dos maiores trunfos de Chávez na última eleição era o programa "Gran Misión Vivienda", uma espécie de versão custo zero (sem financiamentos) do programa brasileiro Minha Casa, Minha Vida que conta com, segundo números do governo da Venezuela, 272 mil beneficiários.

O programa gerou imensa esperança --mais de um terço do eleitorado diz estar na fila para receber a casa.

Com informações da agência Folhapress