Milhares de pessoas buscam refúgio no sudeste da Índia antes da passagem de ciclone

Serviço meteorológico prevê ventos de 120 km/h e rajadas de até 145 km/h

Escrito por AFP ,
foto
Legenda: Ciclone 'Nivar' se aproxima da costa sudoeste da Índia e milhares de pessoas procuram abrigo
Foto: Arun SANKAR / AFP

Milhares de pessoas deixaram suas casas e procuraram abrigos nesta quarta-feira (25) na costa sudeste da Índia, antes da chegada de um ciclone, prevista para depois da meia-noite e que deve provocar fortes chuvas. 

O ciclone 'Nivar', considerado pelo serviço meteorológico indiano como uma "tempestade tropical muito forte", atingirá a terra com ventos previstos de 120 km/h e rajadas de até 145 km/h

Milhares de agentes dos serviços de emergência foram mobilizados de maneira antecipada em regiões dos estados de Tamil Nadu e Andhra Pradesh, assim como no território de Puducherry, que deve ser atingido pelo ciclone nas primeiras horas de quinta-feira. 

Quinze distritos das três regiões já estavam sob fortes chuvas nesta quarta-feira. As autoridades locais decretaram feriado e apenas os serviços de emergência estão autorizados.

Em Puducherry, as ruas estavam alagadas e os mercados desertos. O governo pediu aos moradores que permaneçam em casa ou procurem centros de socorro, se necessário. 

Mas em algumas zonas costeiras, os moradores hesitavam em abandonar suas casas em embarcações de pesca. 

Em Chennai, capital de Tamil Nadu, as autoridades examinam o nível de lagos e represas para evitar a repetição das inundações de 2015, que mataram mais de 250 pessoas.

Em maio deste ano, mais de 110 pessoas morreram na passagem pelo leste da Índia e de Bangladesh do ciclone 'Amphan', que também provocou muitos danos materiais.