Magnata Robert Durst é intubado com Covid-19 após ser condenado por assassinar a melhor amiga

Bilionário de 78 anos apresentou dificuldades para respirar e se comunicar, informou o advogado ao justificar a internação

Escrito por Diário do Nordeste e AFP ,
magnata internado com covid-19
Legenda: Robert Durst no Tribunal do Aeroporto de Los Angeles durante julgamento do assassinato de Susan Berman
Foto: Myung J. Chun/Pool/AFP

Dois dias após ser condenado à prisão perpétua por assassinar a melhor amiga, o magnata americano do mercado imobiliário Robert Durst, de 78 anos, foi intubado nesse sábado (16) com Covid-19.

O advogado dele, Dick DeGuerin, confirmou o estado de saúde de Durst em um email enviado ao jornal Los Angeles Times, conforme o site Deadline

"Ele está tendo dificuldades para respirar e dificuldades em se comunicar. Ele parece pior do que jamais o vi e estou muito preocupado com ele", afirmou o advogado.

Crime

Durst foi condenado na última quinta-feira (14) à prisão perpétua, sem possibilidade de liberdade condicional, em um tribunal de Los Angeles, pelo assassinato da melhor amiga dele.

Bilionário americano que foi tema do explosivo documentário da HBO "The Jinx", sempre negou ter atirado em Susan Berman na nuca em 2000 na casa da escritora em Beverly Hills para impedi-la de ir à polícia e testemunhar sobre o desaparecimento da esposa, Kathleen, duas décadas antes.

No entanto, um júri o considerou culpado em setembro, após mais de um ano de um julgamento interrompido pela pandemia. "Este crime foi contra uma testemunha de assassinato", afirmou o juiz Mark Windham antes de proferir a sentença em um auditório lotado. "Esta circunstância especial agrava tremendamente este crime horrível", acrescentou.

Windham rejeitou o pedido da defesa para um novo julgamento. “Há evidências suficientes, na verdade, avassaladoras de culpa”, garantiu.

O juiz também ouviu parentes de Berman. "Todos os nossos planos foram destruídos. Você também me matou, quem eu era", acusou, chorando, Sareb Kaufman, filho de Berman.

Durante a audiência, ele permaneceu praticamente imóvel em sua cadeira de rodas.

Berman, filha de um mafioso de Las Vegas, foi a porta-voz de Durst desde que ele se tornou suspeito do desaparecimento de Kathleen.

Revelações documentadas

Durst nunca foi acusado no caso da esposa, mas foi preso em 2015 em um hotel de Nova Orleans pelo assassinato de Berman, horas depois que o último episódio do documentário da HBO "The Jinx: A Vida e as Mortes de Robert Durst" foi ao ar.

Na conclusão do documentário, o bilionário murmura: "Pronto, te pegaram", e "Matar todos, claro", aparentemente sem perceber que um microfone de lapela continuava ligado enquanto ele fazia uma pausa na gravação para ir ao banheiro.

Nessa quinta-feira, os parentes de Berman pediram no tribunal para que Durst informasse o paradeiro do corpo de Kathleen.

A série da HBO também aborda o assassinato do vizinho de Durst no Texas em 2001, que foi encontrado desmembrado. O magnata admitiu ter esquartejado o vizinho, mas afirmou que o assassinato foi em legítima defesa. As acusações foram retiradas.

A equipe do documentário confrontou Durst com uma carta manuscrita que ele havia enviado a Berman, muito semelhante à nota enigmática e anônima que a polícia recebeu sobre a localização do corpo da escritora.

Assuntos Relacionados