Joe Biden nomeará Antony Blinken chefe da diplomacia dos EUA

Escolha de diplomata experiente indica um retorno ao multilateralismo após estratégia de Donald Trump de se afastar dos aliados tradicionais de Washington

Escrito por AFP ,
Antony Blinken
Legenda: Antony Blinken é um dos principais colaboradores do democrata para política externa e foi o número dois do Departamento de Estado durante o governo Obama, quando Biden era vice
Foto: AFP

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, avançou nesta segunda-feira (23) na formação de seu gabinete com o anúncio de vários altos cargos, incluindo a confirmação de Antony Blinken como seu secretário de Estado.

A escolha de Blinken, um diplomata experiente que foi o número dois do Departamento de Estado, indica um retorno ao multilateralismo depois da estratégia de Donald Trump de se afastar dos aliados tradicionais de Washington. 

Além disso, Biden escolheu o ex-chefe da diplomacia John Kerry como delegado especial para o clima, Linda Thomas-Greenfield como embaixadora na ONU, Avril Haines como diretora de Inteligência Nacional e Jake Sullivan como Assessor de Segurança Nacional. 

Em um sinal de renovação, Biden designará Alejandro Mayorkas como chefe do Departamento de Segurança Interna (DHS).

Mayorkas - que nasceu em Havana - será o primeiro latino a liderar esta cadeira que se encarrega, entre outros assuntos, da imigração. 

"Não temos tempo a perder quando se trata de nossa segurança nacional e nossa política externa", disse Biden em um comunicado emitido em inglês e espanhol. 

Biden destacou que os membros de seu gabinete são "experientes", que provaram suas qualidades "em situações de crise" e que serão dedicados à tarefa de "reconstruir" as instituições e renovar e reformular a "liderança americana".