Irã ataca duas bases americanas no Iraque, confirma Pentágono

Autoridades ainda fazem avaliação preliminar dos dados e analisa "resposta"

Escrito por AFP ,
Legenda: Míssil disparado contra as duas bases americanas no Iraque
Foto: Reprodução

O Irã disparou "mais de um dúzia de mísseis" na noite desta terça-feira contra duas bases americanas no Iraque, confirmou o departamento de Defesa dos Estados Unidos.

"Mais de uma dúzia de mísseis" foram disparados pelo Irã contra as bases de Ain al-Assad e Erbil no Iraque, utilizadas pelas forças americanas, precisou o Pentágono, que realiza uma "avaliação preliminar dos danos" e analisa sua "resposta" ao ataque. 

Segundo a TV estatal em Teerã, o ataque foi uma resposta à morte do general iraniano Qasem Soleimani, atingido por um míssil disparado por um drone americano na sexta-feira passada, em Bagdá.

 

 

"Os Guardiões da Revolução confirmaram o ataque a uma base no Iraque com dezenas de mísseis", e ameaçaram com "respostas ainda mais devastadoras" em caso de resposta americana.

Legenda: TV estatal do Irã mostra imagem de ataque em base americana no Iraque
Foto: Reprodução

A Casa Branca revelou que o presidente americano, Donald Trump, foi informado do ataque e acompanha a situação de perto.

"Estamos a par dos ataques a instalações dos Estados Unidos no Iraque. O presidente foi informado e está monitorando de perto a situação e consultando sua equipe de segurança nacional", informou a porta-voz Stephanie Grisham.