Inglaterra flexibiliza confinamento nesta segunda-feira (29)

Os ingleses puderam aproveitar o dia ao ar livre depois que o governo flexibilizou as medidas de confinamento impostas pela pandemia de Covid-19

Escrito por Anna Cuenca / AFP ,

Os ingleses recuperaram nesta segunda-feira (29) uma liberdade limitada, que permite encontros em pequenos grupos a céu aberto e a prática de esportes ao ar livre, como parte de uma prudente flexibilização do confinamento.

Por enfrentar uma variante muito mais contagiosa do coronavírus detectada no sul da Inglaterra no fim de 2020, Londres fechou os estabelecimentos comerciais não essenciais em 20 de dezembro - restaurantes, cinemas, teatros, museus já estavam fechados - e decidiu não reabrir as escolas após o recesso de Natal, com a ordem para que a população ficasse "em casa".

Graças a uma redução drástica no número de contágios diários e a uma campanha de vacinação de sucesso, que já administrou a primeira dose em 30 milhões de pessoas (60% dos adultos do país), o terceiro confinamento nacional começou a ser flexibilizado de maneira lenta em 8 de março, com o retorno dos alunos às salas de aula e a autorização para encontrar uma única pessoa do lado de fora da casa. 

O desconfinamento progressivo deve continuar até o fim de junho. Nesta segunda-feira (29), entrou em uma nova fase com a autorização para organizar reuniões de até seis pessoas em locais abertos como parques, ou jardins particulares, e a reabertura de áreas de golfe, tênis e piscinas descobertas, apesar da baixa temperatura da água.

Algumas pessoas nadavam desde cedo ao lado de cisnes nos lagos dos parques londrinos, enquanto nos gramados os primeiros piqueniques eram formados.

Embora o governo estimule a continuidade do trabalho remoto desde que possível e que as pessoas evitem os transportes públicos, também está legalmente suspensa a ordem para "ficar em casa" no país mais afetado da Europa pela pandemia. Até agora, são mais de 126.500 mortes confirmadas por Covid-19.

 

Assuntos Relacionados