Grupo ligado à Al-Qaeda mostra vídeo com execução

Escrito por Agência Estado ,

A organização radical sunita Estado Islâmico do Iraque, liderada pela Al-Qaeda, divulgou hoje um vídeo com a execução de cinco soldados iraquianos seqüestrados. O vídeo mostra um atirador mascarado disparando contra a nuca de um oficial com os olhos vendados. "Nós enviamos ao (presidente norte-americano George W.) Bush outro alerta para que acorde de seus mitos e sonhos", dizia uma voz no vídeo antes da imagem da execução. Não foi possível identificar a origem do vídeo, que foi disponibilizado na internet.

No vídeo, cada um dos cinco soldados iraquianos aparece vestidos com seus uniformes. Eles se identificam e dizem onde foram seqüestrados, além de advertirem militares iraquianos para que abandonem seu trabalho. "Eu aconselho à polícia e ao exército que abandone seu trabalho, porque é contra o Estado Islâmico", disse um dos policiais seqüestrados.

No Iraque, soldados norte-americanos mataram sete suspeitos de relacionamento com líderes do Al-Qaeda em Musayyib, 60 quilômetros ao sul de Bagdá. Durante a operação, 12 suspeitos foram detidos, incluindo um militante que se acredita ser responsável pelo transporte de líderes do Al-Qaeda e de conhecer seus esconderijos. As forças de segurança também capturaram sete militantes suspeitos no norte de Bagdá, incluindo um acusado de ordenar, financiar e conduzir ataques no oeste de Balad, em nome do Al-Qaeda no Iraque.