Gato com drogas no pescoço é preso nas proximidades de presídio do Panamá

Polícia panamenha informou que o felino transportava cocaína, crack e maconha

Escrito por AFP ,
gato panamá
Legenda: Após a identificação do entorpecente, o gato foi entregue a uma fundação de defesa de animais
Foto: Panama's Prosecutor Office/AFP

Um gato foi preso nessa sexta-feira (16) ao tentar entrar com drogas embrulhadas no pescoço no presídio Nueva Esperanza, na província caribenha de Colón, a 80 quilômetros ao norte da Cidade do Panamá.

Segundo as investigações das autoridades do país centro-americano, a polícia interceptou o felino enquanto ele se dirigia à cerca do perímetro da penitenciária, que abriga mais de 1.700 detentos.

“O animal tinha um pano amarrado no pescoço que continha duas embalagens” com “material vegetal, quatro embalagens com pó branco forradas com plástico transparente e outra com folhas”, explicou o diretor-geral do Sistema Penitenciário do Panamá, Andrés Gutiérrez.

O procurador do setor de tráfico de drogas de Colón e Guna Yala, Eduardo Rodríguez, informou ao canal Telemetro que o gato possivelmente transportava cocaína, crack e maconha.

Para transportar os entorpecentes, os animais são enganados com alimentos nos presídios para que voltem com as substâncias ilícitas. A mercadoria é colocada em seus corpos fora da cadeia ou nos pavilhões dos complexos penitenciários. 

Apuração policial

A Procuradoria Antidrogas de Colón e Guna Yala anunciou no Twitter que após a captura do gato iniciou "investigações sobre o uso de animais para a transferência de substâncias ilícitas para o Centro Penitenciário Nueva Esperanza". 

Ainda no comunicado via redes sociais, a promotoria acrescenta duas fotos, uma das quais mostra vários pacotes com um suposto pó branco em seu interior, enquanto a outra mostra um gato, também branco, com um pedaço de pano amarrado ao corpo.

gato panamá
Legenda: Material ilícito estava embrulhado no pescoço do gato branco
Foto: Panama's Prosecutor Office/AFP

O Ministério do Governo esclareceu que imediatamente após o recolhimento das provas, o gato foi entregue a uma fundação de defesa dos animais. No Panamá, há mais de 18 mil presos distribuídos em 23 prisões, a maioria delas superlotadas.

Anteriormente, as autoridades panamenhas já haviam identificado tentativas de narcotraficantes de introduzir drogas nos centros penitenciários por meio de alimentos, roupas, pombos e até drones.
Em 2020, o Panamá apreendeu 84 toneladas de drogas, principalmente cocaína, enquanto em 2019 confiscou seu número recorde: 90 toneladas.