Ex-secretária de Estado dos EUA, Madeleine Albright morre aos 84 anos

Anúncio foi feito pela família de Madeleine esta quarta-feira (23)

Escrito por Diário do Nordeste e AFP ,
Madeleine Albright diante de microfones na casa branca
Legenda: Madeleine foi chefe da diplomacia dos EUA durante o mandato do presidente democrata Bill Clinton
Foto: William Philpott/AFP

A primeira mulher secretária de Estado dos Estados Unidos, Madeleine Albright, morreu de câncer aos 84 anos. O anúncio do falecimento foi feito pela família nesta quarta-feira (23).

Chefe da diplomacia entre 1997 e 2001, durante o mandato do presidente democrata Bill Clinton, Madeleine, "incansável defensora da democracia e dos direitos humanos", morreu "cercada por familiares e amigos", afirma a nota.

A influência mundial de Albright chegou a ser tão grande que foi comparada com a da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher na década de 1980. 

Veja também

Quem foi Madeleine Albright 

Madeleine Albright nasceu em 15 de maio de 1937 em Praga, no berço de uma família judaica. Quando tinha 11 anos, a família foi para os Estados Unidos, onde seus estudos lhe permitiram alcançar os mais altos escalões do poder.

Pouco antes de assumir o comando da diplomacia americana, ocupou o cargo de embaixadora dos Estados Unidos na ONU (1993-1997), onde deixou sua marca particularmente durante a ofensiva americana em Kosovo. 

"Pioneira"

O porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, descreveu sua morte como "devastadora". "Ela foi uma pioneira", disse.

"Como a primeira mulher secretária de Estado, literalmente abriu as portas para grande parte da nossa profissão".

Assuntos Relacionados