Duas pessoas morrem em atropelamento em área de pedestres na Alemanha

Há outras pessoas feridas; ainda não há informações sobre a causa do atropelamento

Escrito por AFP ,
foto
Legenda: Policiamento na área do atropelamento em Trier, na Alemanha, que matou pelo menos duas pessoas
Foto: Harald Tittel / dpa / AFP

Um carro atropelou transeuntes nesta terça-feira (1º) em uma área de pedestres em Trier, sudoeste da Alemanhamatando duas pessoas e ferindo pelo menos quinze, informou a polícia local. O motorista, um homem de 51 anos, foi preso. A polícia ainda não conseguiu determinar se foi um acidente, o gesto de uma pessoa desequilibrada ou um possível ataque. 

"Prendemos uma pessoa, um veículo foi apreendido", disse a polícia local em sua conta no Twitter, acrescentando que "as causas ainda não foram determinadas".

Pelo menos duas pessoas morreram e várias ficaram feridas nesta cidade da Renânia-Palatinado, no sudoeste da Alemanha, não muito longe da fronteira com Luxemburgo, informou a polícia no Twitter. Quinze pessoas ficaram feridas, algumas "gravemente", segundo o prefeito da cidade, Wolfram Leibe, referindo-se a um "motorista louco"

O carro, um SUV cinza metálico, percorreu entre 600 metros e um quilômetro em alta velocidade nesta zona de pedestres, atingindo tudo em seu caminho. O veículo foi apreendido pelos policiais. 

A polícia e a prefeitura de Trier pediram à população que evite esta zona de pedestres no centro da cidade, onde um importante dispositivo de segurança foi mobilizado. Um curto vídeo da zona de pedestres mostrava barracas viradas e destroços na calçada.

foto
Legenda: Pelo menos duas pessoas morreram e quinze ficaram feridas
Foto: Jean-Christophe VERHAEGEN / AFP

"O que aconteceu em Trier é chocante. Nossos corações estão com os familiares das vítimas, com os muitos feridos e com todos aqueles que estão cuidando dos afetados", reagiu o porta-voz da chanceler Angela Merkel, Steffen Seibert, no Twitter.

Outro vídeo postado nas redes sociais mostrava um veículo SUV, com o capô abaixado, cercado por viaturas policiais. Um homem aparece sendo algemado e deitado na calçada por vários policiais.

Outras imagens mostram a desolação deixada pela passagem do veículo, em uma área de pedestres onde uma grande árvore de Natal foi montada. Equipes de resgate realizam massagem cardíaca em uma vítima. O corpo de outra vítima aparece sob um cobertor.

De origem ainda não estabelecida, este episódio acontece em um contexto tenso na Alemanha.

As autoridades estão em alerta em relação à ameaça islâmica que pesa sobre o país, principalmente desde um atentado com caminhão reivindicado pelo grupo Estado Islâmico (EI) que matou 12 pessoas em dezembro de 2016, em Berlim. Este ataque extremista foi o mais mortal já cometido em solo alemão.