Dirigentes mundiais parabenizam Joe Biden após o anúncio de sua vitória nas eleições

Boris Johnson, Angela Merkel, Emmanuel Macron e Nicolás Maduro estão entre os dirigentes que parabenizaram Joe Biden após vitória para a presidência dos EUA

Escrito por AFP ,
Legenda: O presidente eleito Joe Biden e a vice-presidente eleita Kamala Harris estão ao lado dos cônjuges Jill Biden e Doug Emhoff após serem declarados vencedores das eleições dos Estados Unidos.
Foto: Jim Watson / AFP

Vários dirigentes mundiais parabenizaram Joe Biden após o anúncio de sua vitória nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, que encerrará o tumultuado mandato de Donald Trump.

Durante discurso da vitória, o novo presidente eleito dos Estados Unidos, prometeu unificar o país e restabelecer o respeito da nação frente a outros países do mundo. A vitória do democrata nas urnas chegou após quatro dias de apuração conturbada de votos – que desde o início da contagem recebe ameaças de contestação judicial do republicano Donald Trump, candidato à reeleição.

Veja também

Entre os dirigentes que parabenizaram Biden está a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel. Eles também apostam na reconstrução de uma "relação firme" entre a UE e os Estados Unidos, depois que Trump manteve relações tensas com alguns dos principais líderes europeus.

O primeiro-ministro irlandês, Micheal Martin, foi um dos primeiros a parabenizar Biden, que descreveu como "um verdadeiro amigo" da Irlanda. "Joe Biden tem sido um verdadeiro amigo deste país ao longo de sua vida e estou ansioso para trabalhar com ele nos próximos anos. Também espero dar as boas-vindas a ele em casa quando as circunstâncias permitirem", disse Martin em sua conta no Twitter.

O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, também felicitou o candidato democrata e disse estar "ansioso por trabalhar" com este "forte apoiante da Aliança Atlântica". "Uma OTAN robusta é uma coisa boa tanto para a América do Norte quanto para a Europa", disse Stoltenberg.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu parabenizou Joe Biden e o chamou de "grande amigo de Israel". "Parabéns a Joe Biden e Kamala Harris. Joe, nos conhecemos há quase 40 anos, nosso relacionamento é cordial e sei que você é um grande amigo de Israel. Estou ansioso para aprofundar ainda mais a parceria especial entre os Estados Unidos e Israel", escreveu Netanyahu no Twitter.

O presidente palestino Mahmoud Abas expressou em comunicado seu desejo de "trabalhar com o presidente eleito Joe Biden e sua administração para fortalecer as relações e garantir a liberdade, independência, justiça e dignidade do povo palestino". O presidente Trump adotou uma política muito pró-Israel, levando os palestinos a romper relações com Washington.

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson também parabenizou Biden e Kamala Harris "por sua conquista histórica". "Espero que trabalhemos de perto em nossas prioridades comuns, de mudança climática até comércio e segurança", tuitou o líder conservador britânico, que no passado teve relações tensas com Biden e o ex-presidente democrata Barack Obama.

A chanceler alemã Angela Merkel, cujas relações com Trump eram mais do que frias, desejou a Biden "de todo o coração sorte e sucesso". "Nossa amizade transatlântica é insubstituível se quisermos superar os grandes desafios de nosso tempo", acrescentou a líder democrata-cristã, citada em um tuíte de seu porta-voz.

O presidente francês Emmanuel Macron parabenizou Biden e pediu-lhe que agisse "junto" para "enfrentar os desafios atuais". Temos muito que fazer para enfrentar os desafios de hoje. Vamos agir juntos!", disse o francês no Twitter.

Em um comunicado, o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau escreveu para o presidente eleito: "Estou ansioso para trabalhar com o presidente eleito Biden, a vice-presidente Harris, sua administração e o Congresso dos Estados Unidos para que possamos superar os maiores desafios do mundo juntos".

O primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga pediu o fortalecimento dos laços entre os dois países. "Cordiais parabéns a @JoeBiden e @KamalaHarris. Espero trabalhar com vocês para fortalecer ainda mais a aliança Japão-Estados Unidos e garantir paz, liberdade e prosperidade na região Indo-Pacífico e além", tuitou Suga.

Para o presidente iraniano Hasan Rohani, "o futuro governo dos Estados Unidos tem agora a oportunidade de corrigir erros do passado e voltar ao caminho de adesão aos compromissos internacionais e respeito ao direito internacional", aludindo à atual política de Washington de sanções e "pressão máxima" sobre o Irã após a saída unilateral do acordo nuclear iraniano em 2018. Horas antes, o vice-presidente Eshaq Jahangiri havia garantido que esperava que "as políticas destrutivas dos Estados Unidos" mudassem.

"O Afeganistão espera continuar e aprofundar sua colaboração estratégica multidimensional com os Estados Unidos em contraterrorismo e trazer paz ao Afeganistão", tuitou o presidente Ashraf Ghani. O governo Trump assinou um acordo com o Talibã para selar a retirada das tropas americanas, um pacto que muitos consideraram precipitado.

O presidente da Argentina, Alberto Fernández (centro-esquerda) "Parabenizo o povo americano pelo comparecimento recorde nas eleições, uma clara expressão de vontade popular. Saúdo @JoeBiden, o próximo presidente dos Estados Unidos, e @KamalaHarris, que será a primeira vice-presidente mulher daquele país", disse no Twitter o presidente da Argentina, Alberto Fernández (centro-esquerda).

O chefe do governo espanhol, Pedro Sánchez, desejou "sorte" a Biden. "Estamos preparados para cooperar com os Estados Unidos e enfrentar juntos os grandes desafios globais", acrescentou Sánchez.

O chefe do governo italiano, Giuseppe Conte, parabenizou "o povo americano e suas instituições por sua excepcional prova de vitalidade democrática" e garantiu que quer trabalhar com o ex-vice-presidente Obama para "fortalecer a relação transatlântica".

O primeiro-ministro indiano Narendra Modi parabenizou Biden e, especialmente, sua vice, Kamala Harris, de origem indiana, por seu sucesso "inovador". "Parabéns @JoeBiden pela sua vitória espetacular!", tuitou Modi. 

Em um tuíte separado, ele se dirigiu a Harris: "Seu sucesso é inovador e uma fonte de imenso orgulho [...] para todos os índio-americanos". Kamala Harris, a primeira mulher eleita vice-presidente dos Estados Unidos, é filha de pai jamaicano e mãe indiana.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse que estará "sempre pronto para o diálogo" com os Estados Unidos, país com o qual mantém relações tensas, e parabenizou Joe Biden pela vitória nas eleições presidenciais norte-americanas.

O chefe do Parlamento e líder da oposição venezuelana, Juan Guaidó, também parabenizou Joe Biden e garantiu que trabalharão "juntos" pela "restauração da democracia" no país caribenho.

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse neste sábado que aguardará a resolução das "questões jurídicas" das eleições presidenciais dos Estados Unidos para estabelecer sua posição e garantiu que mantém uma relação muito boa "com os dois candidatos". 

"Não queremos ser imprudentes, não queremos agir levianamente e queremos respeitar a autodeterminação dos povos", disse o presidente a jornalistas.

Em contraste com as felicitações a Biden, o primeiro-ministro esloveno Janez Jansa, um partidário de Trump, declarou-se surpreso com a onda de parabéns a Biden. 

"Os tribunais nem começaram a decidir sobre o assunto. Apesar disso, os meios de comunicação (e não qualquer instituição oficial) anunciam o vencedor", disse, aludindo à recusa de Trump em aceitar sua derrota, que considera uma "fraude" eleitoral.