Corrupção e desvalorização do real são alvo de protesto em Buenos Aires

Além da política, eles também se queixaram da desvalorização da moeda brasileira

Escrito por Folhapress ,

Brasileiros em Buenos Aires, na Argentina, também fizeram uma manifestação contra a corrupção e o governo, na tarde deste domingo (15), em frente ao Obelisco, ponto turístico da capital.

Cerca de 50 pessoas carregavam bandeiras do Brasil e usavam verde e amarelo. Embora a maioria gritasse "Fora PT, fora Dilma", outros disseram estar ali contra a corrupção e não a favor do impeachment da presidente.

"Estou aqui em defesa da ética. Não sou a favor do impeachment, Dilma foi eleita pela maioria da população. A saída dela só vai mascarar os verdadeiros problemas", disse a estudante de medicina Angélica de Castro, 32.

Ela disse que participou das manifestações de 2013 e acredita que as pessoas estão mais politizadas e insatisfeitas com a corrupção. "Que o governo saiba que a gente não está dormindo e aceita qualquer coisa", disse Amanda Nunes, 20, amiga de Angélica e também estudante.

O protesto foi organizado pelas redes sociais em comunidades de brasileiros que moram na capital argentina. Por volta de 17h, uma parte dos manifestantes caminhou até a porta da embaixada do Brasil, a cerca de cinco quarteirões dali.

No caminho, passou por um grupo ainda maior e mais barulhento de fãs do cantor Ricky Martin, que gravava um vídeo para enviar para o ídolo.

A psicóloga Caroline Fernandes disse ser a favor da saída da presidente.

"É inegável que pessoas em volta dela participavam do esquema [de desvio de recursos da Petrobras]. E ela não sabia?", disse. "Queremos o esclarecimento de todas as pessoas envolvidas nesse escândalo, não importa o partido."

Andréa Oliveira, professora de português, provocava: "Ninguém aqui recebeu R$ 50 para protestar".

"Depois desses escândalos, ela tinha que renunciar, tinha que pedir para sair", disse. "Estão dizendo que o PMDB iria assumir e seria pior. Quem colocou eles lá foi o PT, não foi a gente."

Com o filho recém-aprovado para estudar medicina na Universidade de Buenos Aires, a dona de casa Vera Lúcia de Oliveira está preocupada com a desvalorização do real.

Segundo ela, a crise política está afetando a qualidade de vida de quem vive fora do Brasil. "O dólar alto afeta a vida de quem mora aqui", disse. "O povo está muito insatisfeito."

A queda da moeda brasileira foi lembrada também pelas estudantes Amanda e Angélica. "Quando o real cai, isso influencia nossas famílias, que estão nos bancando aqui", diz Angélica. "Nosso poder aquisitivo despencou."