Ciclone Fani: sobe para 9 o total de mortes na Índia e Bangladesh

Dificuldades de comunicação e acesso aos vilarejos tornam lenta a contagem de vítimas

Escrito por AFP ,
Legenda: Um dos abrigos na cidade sagrada de Puri recebeu moradores que deixaram áreas de risco
Foto: AFP

Pelo menos nove pessoas morreram nesta sexta-feira (3) na passagem do ciclone Fani pela região leste da Índia, com ventos de até 200 km/h, que derrubaram coqueiros, barracas de comida e provocaram cortes de energia elétrica e de fornecimento de água.  O ciclone gigantesco, que tocou a terra na cidade sagrada de Puri, é um dos mais fortes registrados no Oceano Índico em vários anos. Nos últimos dias, as autoridades do estado de Odisha, onde 10.000 pessoas morreram na passagem de um ciclone em 1999, ordenaram que mais de um milhão de moradores abandonassem suas casas ante a ameaça de inundações.

>Índia: Ciclone toca o solo, derruba árvores e deixa pelo menos 7 mortos

Nesta sexta-feira, a tempestade fez suas primeiras nove vítimas, oito delas na Índia e o restante em Bangladesh. Entre os mortos, segundo a agência Press Trust of India (PTI), estava um adolescente, uma mulher atingida por escombros e uma idosa, que sofreu um infarto em um dos reúgios preparados para os danificados. 

 

 

O diretor do gabinete de catástrofes de Odisha, Prabhat Mahapatra, informou que ainda não é possível confirmar nenhum balanço de vítimas.  "Apenas em Pubi houve ao redor de 160 feridos. As tarefas de resgate continuam", disse. 

Por seu lado, as autoridades em Bangladesh, para onde Fani estava se dirigindo, indicaram que uma mulher também morreu na queda de uma árvore e que 14 cidades costeiras foram inundadas depois do rompimento de uma represa. Centenas de milhares de pessoas do estado de Bengala Ocidental também receberam ordem para abandonar a região. Os aeroportos locais foram fechados, transporte ferroviário está fechado e o trânsito de veículos nas estradas foi proibido.

"Ficou tudo escuro e, de repente, só conseguíamos observar cinco metros na nossa frente", declarou um habitante de Puri. "Barracas de comida de rua e placas de lojas voaram", afirmou um homem que buscou refúgio em um hotel. "O vento é estrondoso", acrescentou.

"Não conseguimos entrar em contato com nossa equipe em Puri para ter a última atualização da situação no local", afirmou o diretor do Departamento de Meteorologia em Bhubaneswar, H.R. Biswas.

Rota

A previsão é de que o ciclone Fani avance para o nordeste, até o estado de Bengala Ocidental e Bangladesh, em uma trajetória sobre uma área na qual vivem 100 milhões de pessoas. As autoridades de Bengala Ocidental começaram a retirar milhares de pessoas dos vilarejos próximos da costa.

No fim desta sexta-feira, na cidade de Calcutá, (4,5 milhões de habitantes), em geral muito agitada, a calma imperava, à espera do ciclone, que deve chegar no sábado.  As autoridades prepararam quase 3.000 refúgios e prédios governamentais para abrigar mais de um milhão de pessoas em Odisha.

Em Puri, cidade sagrada do hinduísmo que atrai milhões de visitantes e peregrinos, as autoridades adotaram medidas para proteger o templo Jagannath, de 850 anos. O abastecimento de energia elétrica e de água foi interrompido na maior parte desta cidade de 200.000 habitantes.