Canadá aprova o uso de remdesivir contra o coronavírus

Trata-se do primeiro tratamento aprovado no país contra a Covid-19

Escrito por AFP ,
Legenda: Remdesivir é fabricado pela empresa americana Gilead
Foto: AFP

O Canadá autorizou, nesta terça-feira (28), o uso do antiviral remdesivir em casos graves de pacientes com a Covid-19.

"O remdesivir é a primeira droga que a Agência de Saúde do Canadá autoriza para o tratamento da Covid-19", informou a pasta da Saúde.

Pelo menos dois grandes estudos nos Estados Unidos demonstraram que esse medicamento pode reduzir o tempo de internação de pacientes com o novo coronavírus.

Washington autorizou em 1º de maio o uso do antiviral em casos de emergência, originalmente usado para o tratamento do ebola. Vários países asiáticos seguiram o mesmo caminho e autorizaram o uso da droga, incluindo o Japão e a Coreia do Sul.

Canadá disse que o remdesivir só poderá ser utilizado em pacientes com Covid-19 que apresentarem pneumonia e tiverem a necessidade de mais oxigênio para respirar. 

As doses que serão usadas no Canadá serão fabricadas pela companhia norte-americana que desenvolveu o medicamento, a Gilead Sciences.

Antes de julho, a Comissão Europeia também autorizou o uso do remdesivir contra o coronavírus.

Até terça-feira, o Canadá contabilizou 114.800 casos e mais de 8.900 mortes.

Brasil

No começo de maio, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou ter entrado em contato com fabricante americana do remdesivir, para acompanhar a evolução dos estudos do medicamento para o tratamento do novo coronavírus. Segundo a Agência, o remdesivir não possui pedido de registro no Brasil.