Brexit: Rainha Elizabeth pede a britânicos que busquem entendimento

Está marcada para o próximo dia 29 de março a saída do Reino Unido da União Europeia, mas ainda não há um consenso sobre o acordo

Escrito por AFP ,

A rainha Elizabeth II da Inglaterra enfatizou a necessidade de os britânicos encontrarem "uma base de entendimento", no que foi interpretado como um recado a políticos britânicos para superar as divisões sobre o Brexit.

Em um discurso na noite de quinta-feira (24), no Instituto da Mulher (WI), em Sandringham, no leste da Inglaterra, a monarca de 92 anos enfatizou a necessidade de colocar os problemas em perspectiva.

"Quando procuramos novas respostas na era moderna, prefiro receitas experimentadas e testadas, como falar bem dos outros e respeitar pontos de vista diferentes. Reunir-me para encontrar um terreno de compreensão e nunca perder de vista a outra perspectiva mais ampla", acrescentou.

Suas palavras chegam em um momento de intenso debate no Parlamento britânico sobre a saída do Reino Unido da União Europeia, marcado para 29 de março. 

Impasse

O futuro do Brexit permanece imprevisível, com opções variando de uma saída desordenada, que preocuparia investidores por todo o mundo, até um novo referendo que poderia reverter o processo.

A primeira-ministra, Theresa May, está envolvida em uma última tentativa de angariar apoio para um alterado acordo de retirada, depois que os termos originais foram rejeitados pelo Parlamento neste mês, na pior derrota da história moderna britânica.

Família Real 

A família real, por outro lado, tende a ficar longe da política e a rainha, como chefe de Estado, presta especial atenção à manutenção de uma posição neutra em público.