Binyamin Netanyahu, premiê de Israel, parabeniza Biden e Kamala

Aliado de Donald Trump, Bibi, como o premiê israelense é conhecido, lembrou que tem uma "longa, calorosa e pessoal relação de quase 40 anos" com o democrata, a quem chamou de "grande amigo de Israel"

Escrito por Folhapress ,
Legenda: Binyamin Netanyahu
Foto: AFP

O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, parabenizou o presidente e a vice-presidente eleitos dos EUA, Joe Biden e Kamala Harris, por meio de uma mensagem no Twitter na madrugada deste domingo (8).

Aliado de Donald Trump, Bibi, como o premiê israelense é conhecido, lembrou que tem uma "longa, calorosa e pessoal relação de quase 40 anos" com o democrata, a quem chamou de "grande amigo de Israel".

"Estou ansioso para trabalhar com vocês para fortalecer a aliança especial entre EUA e Israel."

Na sequência, o primeiro-ministro postou uma outra mensagem, de agradecimento a Trump, responsável por mediar acordos de estabelecimento de relações diplomáticas entre Israel, Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Sudão.

Durante seu governo, o republicano também propôs um plano de paz para o Oriente Médio visto como favorável apenas aos israelenses, já que ignorava diversas demandas históricas dos palestinos.

"Obrigado, Trump, pela amizade que você mostrou ao Estado de Israel e a mim pessoalmente", escreveu Bibi. "Por reconhecer Jerusalém e [as Colinas de] Golã, por se opor ao Irã, pelos históricos acordos de paz e por levar a aliança americana-israelense para níveis sem precedentes."