Balanço de atentado em Cabul sobe para 85 mortos e mais de 160 feridos

Números atualizados mostram que entre as vítimas estão 72 civis e 13 soldados das tropas americanas

Escrito por Redação ,
ATENTATADO EM CABUL
Legenda: Afegãos e soldados também ficaram feridos no ataque na Capital do Afeganistão
Foto: Wakil Kohsar/AFP

Ao menos 85 pessoas morreram, incluindo 13 soldados americanos, e mais de 160 ficaram feridas no atentado reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI) no aeroporto de Cabul, nessa quinta-feira (26). 

Veja também

O ataque provocou o sentimento de caos e desolação entre milhares de afegãos reunidos nas imediações do aeroporto, única porta de saída do país, com a esperança de embarcar em um dos voos com destino aos países ocidentais.

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o pânico: dezenas de vítimas, mortas ou feridas, deitadas nas águas sujas de um canal de drenagem e cercadas por socorridas à beira do colapso. Homens, mulheres e crianças correram em todas as direções, apavorados, para tentar fugir do local das explosões.

"Há muitas mulheres e crianças entre as vítimas. A maioria das pessoas se encontra em estado de choque, traumatizada", afirmou à AFP nesta sexta-feira (27) uma fonte do governo deposto em meados de agosto pelos talibãs. 

Civis mortos

Pelo menos 72 civis morreram e mais de 150 ficaram feridos nos ataques, de acordo com informações compiladas nos hospitais locais.

Além disso, 13 militares americanos faleceram e 18 ficaram feridos, o balanço mais grave para o exército dos Estados Unidos no Afeganistão desde 2011.

No pior momento desde o início de seu mandato, o presidente Joe Biden prometeu "perseguir" os autores do ataque e fazer com que "paguem" as consequências.

"Estados Unidos não se deixarão intimidar", disse o presidente.

Com lágrimas nos olhos, Biden prestou homenagem emocionada aos soldados mortos, que chamou de "heróis comprometidos em uma missão perigosa e altruísta para salvar as vidas de outros".