Atentado com caminhão-bomba deixa mais de 20 mortos na Síria

Seis combatentes sírios aliados da Turquia estão entre os mortos

Escrito por AFP ,
Legenda: A explosão deixou ao menos 22 pessoas mortas e 27 feridas.
Foto: Foto: AFP

Mais de 20 pessoas, incluindo civis e combatentes, morreram nesta terça-feira (28) em um atentado com um caminhão-bomba na cidade de Afin, no norte da Síria, segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH).

A explosão deste caminhão-tanque em um mercado matou "22 pessoas e feriu pelo menos 27", relatou o OSDH, acrescentando que seis combatentes sírios aliados da Turquia estão entre os mortos.

O ataque, que ainda não teve sua autoria reivindicada, é um dos mais mortais nos últimos meses nos territórios do norte da Síria nas mãos de rebeldes apoiados por Ancara.

O saldo do ataque pode ser revisto para cima, já que há muitos feridos em estado "crítico", afirmou o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahmane.

Localizado na província de Aleppo, a região curda de Afrin foi conquistada em março de 2018 pelas forças turcas e por seus aliados rebeldes sírios, que derrotaram os curdos na área.

Metade dos 320.000 habitantes de Afrin fugiu de suas casas durante a ofensiva, de acordo com a ONU. A maioria ainda não voltou.

Pelo menos 380.000 pessoas morreram na Síria, incluindo mais de 116.000 civis, desde o início da guerra em março de 2011, segundo um relatório do OSDH.