Astronauta Michael Collins morre aos 90 anos; ele integrou primeira missão tripulada à Lua

Durante a missão da Apollo 11, Collins foi responsável por permanecer em órbita

Escrito por AFP ,
Michael Collins
Legenda: Ele lutava contra um câncer e perdeu a batalha contra a doença nesta quarta-feira (28)
Foto: AFP

Um dos membros da Apollo 11, a primeira missão tripulada à Lua, o astronauta norte-americano Michael Collins morreu de câncer nesta quarta-feira (28) aos 90 anos, informou a família em um comunicado.

Piloto do módulo de comando na missão histórica, ele exerceu a função de permanecer em órbita enquanto os companheiros Neil Armstrong e Buzz Aldrin se tornaram os primeiros homens a pisarem em solo lunar.

"Mike sempre enfrentou os desafios da vida com graça e humildade, e enfrentou este, seu desafio final, da mesma maneira", escreveu a família Collins em sua conta oficial no Twitter.

"Meu caro Mike, onde quer que você tenha ido, você sempre terá a chama para nos transportar com habilidade a novos céus e ao futuro. Sentiremos sua falta. Descanse em paz", saudou seu colega Buzz Aldrin, último membro a participar da Apollo 11 ainda vivo.

Nesta foto de arquivo obtida da NASA, mostra o retrato oficial da tripulação dos astronautas da Apollo 11 tirados no Centro Espacial Kennedy em 30 de março de 1969, (mostrado L-R) são Neil A. Armstrong, Comandante; Michael Collins, Piloto do Módulo; Edwin E.
Legenda: Retrato oficial da tripulação dos astronautas da Apollo 11, registrado em 30 de março de 1969. Da esquerda para a direita são: Neil A. Armstrong, Michael Collins Edwin e E. "Buzz" Aldrin
Foto: HO / NASA / AFP

Apesar da idade avançada, Collins era, nos últimos anos, o mais ativo dos veteranos da missão Apollo 11.

"Hoje a nação perdeu um verdadeiro pioneiro e defensor da exploração na pessoa de Michael Collins", disse a NASA em um comunicado.

"Alguns o chamavam de 'o homem mais solitário da História' - enquanto seus colegas caminhavam na Lua pela primeira vez, ele estava ajudando nossa nação a atingir um marco crucial", destacou a agência espacial americana.

Collins foi o único membro da tripulação da Apollo 11 que não caminhou sobre o solo do satélite terrestre, mas disse não ter ressentimentos pelo fato..

História e carreira

Michael Collins nasceu em 31 de outubro de 1930 em Roma, filho de pai diplomático, ele se tornou piloto de testes do Exército dos Estados Unidos. Na década de 1960, ele acumulou muitas horas de voo no espaço, especialmente durante as missões Gemini.

Como Aldrin e Armstrong, Collins rapidamente deixou a Nasa após o retorno triunfante à Terra e seguiu uma carreira pública prolífica.

Ele foi nomeado subsecretário de Estado para Assuntos Públicos pelo presidente Richard Nixon. Em seguida, dirigiu a construção do National Air and Space Museum em Washington, assumindo sua presidência entre 1971 e 1978.

Posteriormente, tornou-se consultor e escreveu livros relacionados à aventura espacial.

Assuntos Relacionados